Aeroporto Santos Dumont terá operações suspensas durante cúpula do Brics

O Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro do Rio de Janeiro, terá suas operações de pousos e decolagens suspensas nos dias 6 e 7 de julho devido à realização da cúpula do Brics na cidade. Os voos que normalmente operam no aeroporto doméstico serão temporariamente transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão durante os dois dias do evento. O Brics é um bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A decisão de suspender as operações no Santos Dumont deve-se à proximidade do local da reunião de cúpula dos chefes de governo dos 11 países-membros do grupo. O encontro acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM), que está a apenas 350 metros do aeroporto.

Medidas de segurança e exceções na área de exclusão
A transferência dos voos é uma medida de segurança definida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Dcea). Será estabelecida uma área de exclusão aérea, proibindo o sobrevoo de aeronaves em um raio de 10 quilômetros em torno do local do evento.

Somente aeronaves que transportem chefes de governo e de Estado participantes da cúpula, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara e do Senado, ministros de estado, o governador do Rio de Janeiro e o prefeito carioca terão permissão para operar na área restrita. Além disso, aeronaves militares envolvidas na operação do Brics, de busca e salvamento e de órgãos de segurança pública também poderão sobrevoar a região.

A companhia aérea Azul divulgou um comunicado informando que as restrições no Santos Dumont também impactarão as operações da empresa no aeroporto nos dias 5 e 8 de julho. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!