Anvisa alerta para uso indiscriminado de paracetamol após vacinação contra a Covid-19; farmacêutico fala sobre riscos

Muitos costumam ter o paracetamol como medicamento rápido para alívio das dores e também da febre. O remédio é um dos mais utilizados no Brasil e em várias partes do mundo.

Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta importante. O uso indiscriminado do paracetamol após a vacinação contra a Covid-19 pode levar a eventos adversos graves, como hepatite medicamentosa e até a morte.

Diante disso, não só com o paracetamol, mas também todos os outros medicamentos, é preciso utilizar da forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde.

Ao Portal GRNEWS o farmacêutico e homeopata Rafael Grassi, da Rede Fórmulas, explica sobre os perigos do paracetamol ao usá-lo indiscriminadamente e em excesso, especialmente em que já apresentou doenças no fígado:


Rafael Grassi

rafaelgrassiparacetamol1

O ideal é sempre procurar um especialista para saber os problemas que o remédio pode causar. Além disso, Rafael Grassi destaca que quando for possível, trocar o medicamento é o mais indicado.

Cita ainda a questão das vacinas e o uso do paracetamol:

Rafael Grassi
rafaelgrassiparacetamol2

O farmacêutico ressalta que o uso prescrito por profissionais não causa problemas, já que é feita uma análise da situação do paciente:

Rafael Grassi
rafaelgrassiparacetamol3

A bula do paracetamol indica dose máxima de 4 gramas por dia em adultos e crianças acima de 12 anos. Já as crianças entre 2 e 11 não podem usar mais de 50-75 mg/kg em um dia; e crianças abaixo de 11 quilos ou dois anos com menos de 20 quilos é preciso consultar o médico.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!