Mutirões de combate a Dengue serão realizados em 10 bairros e um distrito de Pará de Minas no mês de maio

Os números atualizados da Dengue em Pará de Minas continuam assustando os moradores. São mais de 700 notificações e 41 pessoas foram confirmadas com a doença no município, até a semana passada.

Os dados são alarmantes, pois durante todo o ano de 2018, foram registradas em Pará de Minas 122 notificações.

Para tentar minimizar os danos causados pela picada do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde montou em dezembro de 2018 uma verdadeira força-tarefa. Desde então várias ações são realizadas no município, mas a população é a maior aliada do poder público para combater o transmissor da Dengue, Febre chikungunya e Zika vírus.

Os mutirões de limpeza fazem parte desta programação. Semanalmente, agentes de combate a endemias estão nos bairros da cidade para recolher qualquer material inservível que pode ser criadouro do mosquito.

Para o mês de maio a programação está pronta. Nos dias 2 e 3, os agentes estão nos bairros Serra Verde, Dom Bosco e Jardim das Piteiras 2. Nos dias 9 e 10 de maio no João Paulo II e também no Eldorado. Os bairros São Paulo e Serra Dourada recebem os profissionais do Departamento de Combate a Endemias nos dias 16 e 17 e nos dias 23 e 24, eles estarão no União, São Pedro e prolongamento do bairro São Pedro.

Para este mês uma novidade. O distrito de Torneiros receberá o mutirão nos dias 30 e 31 de maio, como explica o gerente do departamento Adailton Antônio Moreira:


Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiraomaio1

Desde dezembro de 2018 vendo sendo realizados mutirões semanais e o gerente Adailton Antônio Moreira faz um balanço positivo das ações. A média recolhida é de seis toneladas de materiais em cada bairro. Ele explica o que pode ser deixado na porta da casa e que será recolhido pelos agentes:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiraomaio2

Outra ação realizada pelos agentes é a visita nas residências. Mas infelizmente o que tem acontecido é que os moradores não deixam os profissionais vistoriarem as casas e quintais. Adailton Moreira pede que a população auxilie o trabalho dos agentes que estão uniformados e devidamente identificados:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiraomaio3

Ressalta ainda que as multas em caso de reincidência continuam sendo aplicadas no valor de R$744,00. O trabalho é realizado pelos fiscais sanitários inclusive com moradores que se recusam à visita do agente de combate:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiraomaio4

Quem quiser mais informações pode ligar para o Departamento de Vigilância em Saúde de Pará de Minas. O telefone é o (37) 3231-7755. O departamento de Combate a Endemias também realiza o recolhimento de materiais inservíveis que possam ser criadouros do mosquito, mediante solicitação do morador. Basta ligar a agendar com a equipe.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!