Mais de cinco mil paraminenses já se vacinaram contra a gripe; Dia D da campanha será sábado

O Estado de Minas Gerais antecipou a campanha de vacinação contra a influenza, uma infecção que provoca várias doenças respiratórias, entre elas a gripe. A imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acontece até o dia 31 de maio, e no dia quatro de maio será o dia D de Mobilização Nacional.

A vacinação é importante para evitar um surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que tem 19 doenças associadas à influenza.

Em 2018 foram notificados 388 casos de SRAG em Minas Gerais e neste ano, já são 373 casos com 36 óbitos. Há uma investigação para associar estas mortes à influenza.

Em todo o estado mais de seis milhões de pessoas devem ser imunizadas, o que corresponde à meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 90% da população.

Este ano podem vacinar durante a campanha, crianças maiores de seis anos e menores de seis anos de idade, adultos maiores de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 e 21 anos de idade em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Pará de Minas o público alvo tem corrido às UBS e à Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade. De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) do Ministério da Saúde, até o dia 26 de abril, 5.209 paraminenses foram vacinados.

Do público alvo, 1.107 crianças receberam a dose da vacina. Já os com idade entre 9 e 19 anos, foram 24 adolescentes e jovens imunizados; 255 pessoas entre 20 e 29 anos; 341 pessoas que tem entre 30 e 39 anos; 237 na faixa etária de 40 a 49 anos e 153 entre 50 e 59 anos. Já os idosos, foram 3.092 vacinados contra a influenza.

O dia D será no sábado, 4 de maio, onde as UBS e a Policlínica estarão abertas em horário especial. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou os horários para a mobilização contra a influenza.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!