Aumento da população de gatos nas ruas de Pará de Minas preocupa e biólogo alerta para risco de doenças

Há meses a população paraminense reclama e nada é resolvido. O aumento diário do número de gatos nas ruas de Pará de Minas pode ser notado por todos. Alguns pontos estão com maior número de felinos, como praças do bairro Santo Antônio e na rua Dr. Higino, na região central da cidade.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já adiantou ao Portal GRNEWS que tomará medidas para evitar a aglomeração, porém, a população, especialmente a que mora próximo a estes locais, continua reclamando.

É que além da quantidade de animais, tem o mau cheio de fezes e xixi, e o perigo de doenças transmitidas pelos felinos, como toxoplasmose, infecções e alergias.

Vizinhos às áreas também reclamam de alguns moradores que saem de outros bairros para alimentar os gatos nestas áreas de aglomeração, como é o caso da Rua Dr. Higino. Por lá, diariamente, um homem chega de manhã e à noite e alimenta todos os gatos. Depois ele vai embora para sua casa, que fica do outro lado da cidade.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Vander da Silva Rodrigues disse ao Portal GRNEWS que o setor não pode punir o morador, pois ele não está maltratando os animais. Porém a situação se complica caso os animais estejam doentes.

Ao Portal GRNEWS, Adelmo Batista Lemos é biólogo do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ) e explica o motivo do aumento considerável no número de gatos pelas ruas de Pará de Minas. Ele alerta ainda quanto aos perigos destes animais soltos nas vias:

Adelmo Batista Lemos
adelmolemosgatosnarua1


O biólogo disse que uma doença transmitida pelo gato é a emergente esporotricose que causa febre, dor ao respirar, falta de ar, tosse, podendo durar até seis meses. Já há inclusive, um caso confirmado em Pará de Minas:

Adelmo Batista Lemos
adelmolemosgatosnarua2

Na região central o biólogo garante que tomará providências em breve, pois há gatas prenhas e doentes no local. Ele pede ainda conscientização de quem alimenta estes animais:

Adelmo Batista Lemos
adelmolemosgatosnarua3

Quem quiser mais informações sobre estas doenças transmitidas pelos gatos, pode procurar o CCZ de Pará de Minas, que funciona na rua Francisco Cecílio Mendonça, 685, bairro Papa João Paulo II, atrás do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. O telefone de contato é o (37) 3231-7817.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!