Após resultado alarmante do LIRAa, Pará de Minas realiza mais um mutirão de limpeza e combate a Dengue

O Município de Pará de Minas intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos últimos anos, mesmo assim não conseguiu evitar nova epidemia de Dengue em 2019. Por esta razão o Departamento de Vigilância em Saúde contratou novos agentes foram, que foram treinados e passaram a atuar nas ruas.

Uma equipe também ficou responsável por palestrar em escolas, empresas e até igrejas, com o objetivo de conscientizar a população que cada pessoa deve fazer sua parte.

Os mutirões de limpeza foram intensificados e a cada semana uma região da cidade recebe os agentes que recolhem todos os materiais inservíveis que eram colocados pra fora de casa.

O município também foi contemplado com um projeto piloto do Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Estado de Saúde (SES). Novas alternativas de vigilância e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus são testadas e avaliadas.

Um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado este ano e mostrou aumento aproximado de 440% em relação ao anterior, feito em outubro de 2019. O LIRAa apresentou índice de 6,2% dos imóveis vistoriados estavam com focos do mosquito. O numero é alarmante mas ajudou o departamento de Combate a Endemias traçar novas estratégias.

Como os mutirões surtiram efeito e ajudam no combate ao mosquito, eles continuam pelos bairros da cidade. Nesta sexta-feira e sábado, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, os agentes estarão no bairro São Paulo e Residencial Capanema, como explica o gerente Adaílton Antônio Moreira:

Adaílton Antônio Moreira
adailtonantmutiraosprc1


Os agentes estarão nas ruas tanto na sexta-feira como no sábado, distribuindo os sacos plásticos e um caminhão passará em todas as vias recolhendo os materiais, desde de sofás e eletrodomésticos que não são mais usados, a pequenas sacolas e objetos que podem acumular água.

Os materiais podem ser colocados pra fora de casa a partir de 8 horas da manhã, que é quando os agentes começam o trabalho, indo até as 15 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!