Consórcio formado por municípios adquire terrenos e elabora projetos para construir aterros sanitários regionais


Os municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais se uniram e formalizaram a criação do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (CIAS). A entidade está elaborando um grande projeto ambiental.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O CIAS é formado por 36 municípios, compreendendo a região que vai desde Florestal até Tapiraí. Os prefeitos dessas cidades têm participado de reuniões periódicas para acompanhar o projeto de construção de dois aterros sanitários.

Foram adquiridas duas áreas. Um terreno de 75 hectares em Nova Serrana avaliado em R$ 6 milhões. Uma área próxima à cidade de Quartel Geral com preço estimado em R$ 200 mil. Os dois imóveis foram doados pelo governo de Minas Gerais.

A previsão é de que os aterros sanitários tenham vida útil de 100 anos. A proposta visa implementar a coleta seletiva para reduzir os impactos ambientais e trabalhar a destinação correta de resíduos através da reciclagem.

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD) explica que todos os municípios enfrentam grandes dificuldades diante do processo de licenciamento ambiental. Com o aterro sanitário regional será mais viável:

Elias Diniz
elias_diniz_aterro

Marcílio Valadares, prefeito de Pitangui e presidente do CIAS, informa que o lixo de toda a região será descartado nos dois terrenos. Serão divididos os dois terrenos para atender a demanda de 18 municípios cada um:

Marcílio Valadares
marcio_valadares_aterro1

Com o projeto regional, o aterro controlado de Pará de Minas deverá ser desativado. O projeto prevê a reutilização do gás metano e o reaproveitamento de materiais para gerar emprego e renda:

Marcílio Valadares
marcio_valadares_aterro2

Com a parceria firmada entre os municípios da região Centro-Oeste, a destinação correta do lixo fica mais barata. O modelo também possibilita investimentos em tecnologia de reciclagem e reaproveitamento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!