Estudantes da rede pública devem ficar atentos ao cadastro para o ensino médio em MG

Como o Portal GRNEWS antecipou, está aberto até o dia 10 de dezembro o cadastro escolar para o ano letivo de 2022 nas redes municipal e estadual de ensino. Pará de Minas aderiu ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) e com isso todo o processo é feito de forma on-line, tanto para ingressar nas escolas estaduais como também nas municipais.

O próximo ano letivo também traz novidades para quem está no Ensino Médio ou vai ingresso a partir de 2022. O Novo Ensino Médio, proposto pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) prevê um horário a mais de aula além da oferta de itinerários formativos, ou seja, o aluno poderá optar por qual área tem mais interesse.

O sexto horário será ofertado em todas as escolas públicas e privadas do estado a partir de 2022, inicialmente para os estudantes do 1º ano. Em 2023 vai abranger as turmas do 1º e 2º ano, e em 2024 para 1º, 2º e 3º ano.

A nova modalidade de ensino vai abrange as aprendizagens comuns e obrigatórias já definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza. A novidade são os itinerários formativos, que é a parte flexível do currículo, como Projeto de Vida, Preparação para o Mundo do Trabalho, Núcleo de Inovação Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Práticas Comunicativas e Criativas e Humanidades e Ciências Sociais; e as Eletivas, que irão oportunizar a diversificação das experiências escolares. Nestas eletivas a própria escola vai definir dois componentes curriculares como cinema, compartilhamento no mundo virtual, astronomia, pegada hídrica e o impacto no ambiente.

Ao Portal GRNEWS a supervisora regional de educação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Vanessa Nogueira explica as principais novidades para o próximo ano letivo:


Vanessa Nogueira

vanessanovoem1

Vanessa Nogueira ressalta ainda que na cidade não há problemas de vagas, mesmo assim é importante fazer o cadastro para que tanto a Superintendência Regional de Ensino como a Secretaria Municipal de Educação tenham uma noção prévia da quantidade de alunos que vão ingressar nas escolas.

Destaca também que todas as escolas da cidade têm obtido bons resultados nas avaliações:

Vanessa Nogueira
vanessanovoem2

O cadastro pode ser feito clicando AQUI até o dia 10 de dezembro. É durante o cadastramento que o estudante vai definir se vai cursar o novo ensino médio ou ainda o integral, que também é ofertado em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!