Procon dá dicas para o consumidor realizar boas compras durante a Black Friday

O ano de 2020 tem sido difícil em vários quesitos. Devido a pandemia do novo coronavírus, o poder de compra dos brasileiros diminuiu especialmente em alguns setores e os comerciantes veem no fim do ano a salvação. Além do Natal, principal data para as vendas, a Black Friday anima os empresários.

A grande promoção acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro, ou seja, no dia 27 e muitos já se preparam para iniciar o anúncio das ofertas. Já os consumidores também estão confiantes. Muitos esperam a data para comprar algo que queira muito, que sonha ou necessita.

Especialistas já sinalizam que os consumidores devem ficar de olho nas promoções pela internet, que ganhou novos adeptos desde o início da quarentena. Estudos apontam que o e-commerce ganhou 7,3 milhões de consumidores nos primeiros seis meses de 2020, crescimento de 38% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Mas infelizmente tem empresas que utilizam o termo Black Friday mas na verdade não existe nenhuma promoção. Reclamações em anos anteriores davam conta que próximo à data, a empresa aumentava o preço do produto para no dia diminuir o valor. Muitos inclusive denunciaram a prática considerada abusiva. Por isso é importante já ficar de olho no produto que pretende adquirir e ir avaliando os preços.


Diante da situação o Portal GRNEWS ouviu o coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares de Souza, que deu dicas importantes:

Bruno Soares de Souza
brunossbf20201

O consumidor também deve ficar atento às empresas confiáveis, já conhecidas do mercado, para evitar cair em golpes. A reputação das empresas pode inclusive ser consultada em sites especializados na internet:

Bruno Soares de Souza
brunossbf20202

Bruno Soares de Souza alerta ainda que na rede social o consumidor deve ver os produtos mas a negociação deve ser feita de outra forma:

Bruno Soares de Souza
brunossbf20203

Outra situação que deve ser observada com atenção é quando o consumidor recebe o produto. Só assine a nota quando analisar a compra:

Bruno Soares de Souza
brunossbf20204

Caso tenha algum problema, entre imediatamente em contato com o fornecedor. Se não resolver, aí sim é hora de buscar o Procon. Em Pará de Minas o órgão está localizado na Rua Alferes Esteves, nº 95, Centro. É possível entrar em contato também pelos telefones (37) 3231-9292 e 3231-9226.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!