IA AMM já está em funcionamento para apoiar secretarias municipais de Educação

Ferramenta já recebeu 150 pedidos de acesso, com mais de 130 liberações, e responde dúvidas com base em legislação e documentos oficiais

A inteligência artificial da Associação Mineira de Municípios (AMM) já está em pleno funcionamento e começa a fazer parte da rotina das administrações municipais. Lançada durante o 12º Fórum Mineiro de Educação, em setembro, a IA AMM foi criada para auxiliar servidores das secretarias municipais de Educação na busca por informações, esclarecimento de dúvidas e consulta a legislações e documentos, contribuindo para tornar o trabalho mais ágil e seguro.

Desde a abertura dos acessos, a ferramenta já recebeu cerca de 150 solicitações de cadastro. Mais de 130 foram aprovadas e liberadas para uso. A AMM realiza a conferência dos dados para confirmar o vínculo do solicitante com a prefeitura antes de liberar o acesso, uma medida que contribui para garantir que a ferramenta seja utilizada pelos servidores municipais.

Alguns pedidos ainda aguardam aprovação, porque os dados informados não atendem aos padrões necessários para a identificação do vínculo com a administração municipal. Entre os casos estão cadastros feitos com e-mails que não pertencem à prefeitura ou que não utilizam o domínio institucional, como os endereços com “mg.gov.br”, quando aplicável.

Utilização
Na prática, a IA AMM já vem sendo utilizada para auxiliar os servidores em suas demandas cotidianas. Mais de 100 chats, ou solicitações de informação, já foram realizados na plataforma, com respostas baseadas no conteúdo disponibilizado para consulta.

A ferramenta funciona em um ambiente fechado e utiliza leis, pareceres e documentação técnica oficial como base para suas respostas. A proposta é reduzir o risco de informações incorretas ou sem respaldo documental, comum em ferramentas de inteligência artificial que fazem buscas abertas na internet.

Além da base disponibilizada pela AMM, os municípios também podem inserir documentos próprios na plataforma. Cerca de 30 documentos de prefeituras já foram carregados no sistema, entre regras, leis, normas e outras documentações utilizadas pelas administrações municipais.

A possibilidade permite que o servidor consulte, em um mesmo ambiente, informações gerais e documentos específicos de seu município. Conforme apresentado no lançamento, a ferramenta aceita documentos e links, que passam a integrar a base de consulta da IA.

Para o presidente da AMM e prefeito de Iguatama, Lucas Vieira, a iniciativa faz parte do esforço da entidade para ampliar o suporte oferecido aos municípios e incorporar novas tecnologias ao trabalho das administrações.

“Ao colocar a inteligência artificial a serviço do servidor, com respostas baseadas em documentos e legislações oficiais, estamos otimizando o trabalho das secretarias e dando mais agilidade e segurança às decisões municipais. A ferramenta foi pensada para ser mais um serviço de apoio aos municípios, sempre com atenção à legislação e às particularidades de cada administração”, destaca Lucas Vieira.

A ferramenta não substitui a análise técnica dos servidores nem a responsabilidade dos gestores na tomada de decisões. Seu objetivo é facilitar o acesso às informações e apoiar o trabalho das equipes municipais, especialmente diante do volume de leis, normas e documentos que precisam ser consultados diariamente.

Durante o lançamento, a IA AMM foi demonstrada com questões relacionadas ao Fundeb, aos impactos financeiros dos dados da Educação e ao enquadramento de profissionais da educação infantil no quadro do magistério.

Expansão
A Educação foi escolhida como a primeira área para implantação da IA AMM, mas o projeto da Associação Mineira de Municípios prevê a expansão gradual da tecnologia para outras áreas da administração municipal.

A proposta é que, à medida que novas bases de informações sejam estruturadas, a ferramenta possa apoiar servidores de diferentes setores e ampliar o acesso a informações técnicas, legislações e orientações necessárias ao funcionamento dos serviços públicos.

“A iniciativa integra o movimento de investimento em tecnologia e informação da AMM e reforça a atuação da entidade na oferta de ferramentas que possam auxiliar os municípios no dia a dia da gestão”, explica o coordenador de Tecnologia e Inovação da AMM, Leandro César.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!