Partidos realizam convenções em Pará de Minas para definir candidatos e formalizar coligações

prefeitura_parademinas2016
O prazo para realização das convenções municipais visando a escolha dos candidatos à prefeito, vereadores e também para a formalização de coligações partidárias foi aberto dia 20 de julho e se estenderá até o dia 5 de agosto. O período está previsto na lei eleitoral que foi atualizada em 2015.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A mesma lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminará às 19h do dia 15 de agosto.

Em municípios como Pará de Minas a eleição municipal será definida em turno único e a votação está marcada para o dia 2 de outubro. Nas cidades com população superior a 200 mil eleitores o segundo turno, caso seja necessário, será realizado dia 30 de outubro de 2016.

Atentos ao cenário político, as lideranças partidárias paraminenses estão mobilizando seus correligionários. As negociações estão avançadas nos bastidores políticos objetivando a formação de chapas fortes apoiadas por vários partidos.

Por isso, a importância das convenções que definirão candidatos aos cargos de prefeito e vereadores, além das confirmações das coligações que estão sendo negociadas, mas necessitam do aval dos membros dos partidos.

Neste sábado, 30 de julho, a partir das 14 horas, será realizada na Câmara Municipal de Pará de Minas as convenções envolvendo membros do PSD, PV, PPS, DEM, PTB, PHS, PR e PEN.

Tudo indica que estes partidos devem se unir em torno da candidatura majoritária e indicar Elias Diniz como candidato ao cargo de prefeito. Na oportunidade os oito partidos deverão confirmar o nome do candidato a vice-prefeito e também definir as coligações proporcionais visando as 17 vagas na Câmara Municipal de Pará de Minas.

Também neste sábado (30), ás 16 horas, a Comissão Provisória do partido Solidariedade realizará convenção em Pará de Minas. Os correligionários se reunirão na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, localizada na avenida Professor Mello Cançado. O Solidariedade deverá definir candidaturas ao cargo de vereador e oficializar o nome de Cornélio Hermes de Morais Fonseca como vice na chapa que concorrerá à Prefeitura de Pará de Minas, encabeçada pelo ex-vereador Paulo César Ferreira dos Santos, do PRB.

Esta chapa deverá ser confirmada no domingo (31) durante convenção a ser realizada pela Comissão Provisória do PRB no município. Além de confirmar o nome de Paulo César Ferreira dos Santos como candidato a prefeito, o PRB acertará as candidaturas a vereador e também coligações majoritárias e proporcionais. O encontro do PRB será em um sítio localizado às margens da LMG-818, perto da rotatória da avenida Presidente Vargas, neste domingo, a partir das 13 horas.

Na segunda-feira, 1º de agosto, ás 19 horas, será realizada em um hotel localizado no bairro Belvedere, a convenção do PSDB. O partido deverá oficializar o nome de Geraldo Magela de Almeida como vice-prefeito na chapa majoritária, repetindo a coligação com o PMDB, tentando a reeleição de Antônio Júlio de Faria para o cargo de prefeito.

Além de PSDB, PMDB e PSB, esta coligação para a eleição majoritária deverá contar também com correligionários do PP, PSC e PTN. Nas eleições proporcionais o PSDB deverá se unir ao PSB visando eleger vereadores.

Outras duas convenções estão marcadas para terça-feira, 2 de agosto, na Câmara Municipal de Pará de Minas. A Comissão Provisória do Partido Trabalhista Nacional (PTN) de Pará de Minas realizará sua convenção das 18h às 19h30min, no Plenarinho, para definir os candidatos que participarão das eleições de outubro deste ano e as coligações com outros partidos.

Em seguida, das 19h30min e 21h30min, o Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC) se reunirá no plenário da Câmara Municipal, para fechar acordo em torno dos candidatos a vereador. Os partidos PTN e PSC definirão coligações proporcionais e devem oficializar apoio a candidatura à reeleição do prefeito Antônio Júlio de Faria na chapa majoritária.

Também está confirmada para a quarta-feira, 3 de agosto, a convenção municipal do PMDB que indicará o prefeito Antônio Júlio de Faria para tentar a reeleição, na coligação que contará com o PSDB, PSB, PP, PSC e PTN. Na ocasião o PMDB deverá oficializar a coligação proporcional para a eleição de vereadores com o PP.

Em 2016 a campanha começará oficialmente dia 16 de agosto, ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos a partir de 6 de julho. A duração da campanha eleitoral será de 45 dias. A propaganda no rádio e na TV começará a ser transmitida a partir do dia 26 de agosto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!