Educação reúne profissionais em Pará de Minas para discutir sistema de gestão, censo escolar e diário eletrônico


Nesta quarta-feira, 29 de março, foi promovido um encontro com todos os diretores das escolas estaduais que compõem a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Representantes de mais oito superintendências regionais de ensino também participaram do encontro realizado na Câmara Municipal. Os profissionais assistiram a uma palestra ministrada pela subsecretária de Informações Tecnológicas e Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, (SEE) Mara Cristina Santos.

Ela explicou como será a implantação do novo sistema informatizado e integrado da rede estadual de ensino. O objetivo é acelerar a criação de um banco de dados que será fomentado pelos professores e diretores das escolas estaduais.

Com base nesses dados será possível colher informações importantes para que o governo estadual possa adotar políticas públicas que melhorem a qualidade do ensino público. A expectativa é de que haja um grande avanço.

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão, superintendente Regional de Ensino de Pará de Minas, ressalta a importância de todos os estabelecimentos contarem com um sistema de dados para que o trabalho possa fluir com mais precisão:


Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão

Vm
P

Outra iniciativa é a realização de um Censo Escolar em Minas Gerais para que a Secretaria de Estado de Educação tenha informações atualizadas sobre toda a rede. Essa ferramenta poderá auxiliar bastante o poder público:

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão

Vm
P

A grande novidade será a implantação do diário eletrônico, que possibilitará o registro de presença dos alunos e o envio para o sistema. Até mesmo os pais poderão acessar os dados e verificar se o filho esteve presente na escola:

Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão

Vm
P

Renato Lemos, diretor da Escola Estadual Zico Barbosa, do município de Onça de Pitangui, afirma que todos os encontros geram grande aprendizado. Ele acredita que o diário eletrônico será um grande avanço:


Renato Lemos

Vm
P

No diário eletrônico o professor anotará diariamente as informações de cada aluno, que serão enviadas automaticamente ao sistema, via internet. Para isso o educador poderá usar até mesmo o celular ou o tablet.

A nova ferramenta permitirá saber o número preciso de trabalhadores e alunos em uma escola. Em um período de longo prazo será possível gerir dados de projeção do número de matrículas em cada município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!