Vereadores aprovam redução da carga horária dos professores auxiliares e denúncias de Timbé ficam para próxima semana


Na noite desta segunda-feira, 29 de janeiro, foi realizada mais uma reunião Ordinária na Câmara Municipal de Pará de Minas. Participaram dos trabalhos 14 dos 17 vereadores paraminenses.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Justificaram suas ausências, os vereadores Gladstone Correa Dias (PSDB), Marcílio Magela de Sousa (MDB) e Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB). Os parlamentares que participaram da reunião apresentaram 104 requerimentos e votaram quatro projetos de lei.

Na pauta o Projeto de Lei 124/17 que institui o Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil; Projeto de Lei 171/17 que institui o Dia do Cuidador de Idosos no calendário oficial do município, ambos de autoria do vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB).

Projeto de Lei 03/18 que trata da criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (CONDECON) e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMDC), encaminhado pelo Poder Executivo, também foi aprovado.

Mas o  destaque da noite foi o Projeto de Lei 02/18, que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério em Pará de Minas, enviado pela Prefeitura de Pará de Minas e aprovado pela Câmara Municipal.

Vários professores da rede municipal de ensino estiveram na sede do Poder Legislativo e acompanharam as discussões e votações. Ao final a proposta foi aprovada pelo plenário por 13 votos a favor e nenhum contra.

O vereador Marcos Aurélio dos Santos (DEM) lembra da luta que já vinha sendo travada há muitos anos. Ressalta nunca foi justo exigir das professoras auxiliares uma jornada maior com um salário menor:

Marcos Aurélio dos Santos
marcosaurelio_cmr


Tânia Valeriano Chaves Leite, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Pará de Minas (SITRASERP), comemorou a aprovação da lei. Ela revela que as mudanças foram muito discutidas antes da votação:

Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavaleriano_cmr


De acordo com o presidente Marcus Vinícius Rios Faria (MDB) a reunião Ordinária transcorreu tranquilamente apesar de algumas polêmicas. Destacou também a importância do projeto de redução da carga horária dos professores auxiliares.

Informa que foi instalado um programa no site da Câmara Municipal para coibir os requerimentos por parte dos vereadores. A população também poderá acompanhar todos os pedidos feitos:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcusvinicius_cmr1


Sobre o restante do relatório final das denúncias do ex-secretário municipal de Gestão Pública, Fernando Antônio do Amaral, o Timbé, explica que o vereador Marcílio Magela de Souza (MDB), presidente da Comissão Especial que está a frente das investigações, não participou da reunião na noite desta segunda (29). Mas, a expectativa é de que nos próximos dias os trabalhos sejam encerrados:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcusvinicius_cmr2

A próxima reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas será realizada na segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018, a partir das 18h, horário regimental. Toda a população está convidada para assistir.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!