Vereador sugere repasse da Câmara Municipal para custear a realização de cirurgias eletivas no HNSC


Um dos grandes dilemas que enfrentam os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) está relacionado as chamadas cirurgias eletivas. Trata-se de procedimentos que não são de urgência e por isso podem ser agendados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em Pará de Minas é longa a fila de espera por uma cirurgia de hérnia, retirada de cálculos renais, vesícula, catarata, cirurgias ortopédicas, entre outras. O número de paraminenses aguardando na fila do SUS por procedimentos iguais ou semelhantes a este ultrapassa 1.500.

Mas a situação é delicada em todo o Brasil. De acordo com um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), pelo menos 904 mil cirurgias eletivas estão pendentes em diferentes estados e municípios do país.

Visando sanar o problema, o vereador Leandro Almeida Ferreira (PV) apresentou um requerimento na reunião Ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 29 de janeiro. O documento sugere uma reunião dos membros da Mesa Diretora da Casa com a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e a Prefeitura de Pará de Minas.

O objetivo é utilizar os recursos que sobrarem do Poder Legislativo ao final do exercício e repassá-los para o município, que assumiria o compromisso de investir na realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos:

Leandro Almeida Ferreira
leandroalves_crg1


O requerimento foi aprovado por 11 votos a favor e 1 contra. O vereador afirma que se houver entendimento entre as partes e os recursos forem liberados para acabar com a fila de espera, o mérito será da Câmara Municipal:

Leandro Almeida Ferreira
leandroalves_crg2

Agora a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas deverá discutir se reúne ou não com representantes do HNSC e prefeitura para verificar a possibilidade de acatar a sugestão do vereador Leandro Alves Ferreira. A decisão está nas mãos do presidente, Marcus Vinícius Rios Faria (MDB), o vice-presidente Daniel Melo (SD) e o secretário Mário Justino da Silva (PRB), que compõem a Mesa Diretora do Legislativo paraminense.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!