Vereador sugere repasse da Câmara Municipal para custear a realização de cirurgias eletivas no HNSC

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


Um dos grandes dilemas que enfrentam os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) está relacionado as chamadas cirurgias eletivas. Trata-se de procedimentos que não são de urgência e por isso podem ser agendados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em Pará de Minas é longa a fila de espera por uma cirurgia de hérnia, retirada de cálculos renais, vesícula, catarata, cirurgias ortopédicas, entre outras. O número de paraminenses aguardando na fila do SUS por procedimentos iguais ou semelhantes a este ultrapassa 1.500.

Mas a situação é delicada em todo o Brasil. De acordo com um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), pelo menos 904 mil cirurgias eletivas estão pendentes em diferentes estados e municípios do país.

Visando sanar o problema, o vereador Leandro Almeida Ferreira (PV) apresentou um requerimento na reunião Ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 29 de janeiro. O documento sugere uma reunião dos membros da Mesa Diretora da Casa com a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e a Prefeitura de Pará de Minas.

O objetivo é utilizar os recursos que sobrarem do Poder Legislativo ao final do exercício e repassá-los para o município, que assumiria o compromisso de investir na realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos:

Leandro Almeida Ferreira
leandroalves_crg1


O requerimento foi aprovado por 11 votos a favor e 1 contra. O vereador afirma que se houver entendimento entre as partes e os recursos forem liberados para acabar com a fila de espera, o mérito será da Câmara Municipal:

Leandro Almeida Ferreira
leandroalves_crg2

Agora a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas deverá discutir se reúne ou não com representantes do HNSC e prefeitura para verificar a possibilidade de acatar a sugestão do vereador Leandro Alves Ferreira. A decisão está nas mãos do presidente, Marcus Vinícius Rios Faria (MDB), o vice-presidente Daniel Melo (SD) e o secretário Mário Justino da Silva (PRB), que compõem a Mesa Diretora do Legislativo paraminense.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!