Plano propõe ações de combate à violência e prevenção de acidentes de trânsito em Pará de Minas

O Portal GRNEWS teve acesso ao documento em que o Conselho Municipal de Saúde aprovou o Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas, que incluem violências e acidentes de trânsito em Pará de Minas.

Este planejamento que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde contempla um diagnóstico elaborado em eixos como de Vigilância das Causas Externas como violência, violência sexual e acidentes de trânsito; Cuidado Integral; Articulação Interinstitucional; e Mobilização Social e Educação em Saúde.

Os acidentes de trânsito e as violências são classificados como causas externas de morbidade e mortalidade, gerando danos não intencionais ou eventos em que os resultados são considerados propositais. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) repassa aos municípios, através do Fundo Municipal de Saúde, recursos para promoção de ações de prevenção.

Com o plano municipal é possível conhecer a realidade local, divulgar índices e assim criar ações para prevenir estes problemas.

Em Pará de Minas o incentivo financeiro que será repassado ao fundo vai subsidiar ações municipais “visando o fortalecimento da vigilância das causas externas por meio do planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações”, como destacou na aprovação do plano o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maurício Rodrigues Nogueira.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!