GRNEWS TV: Olho seco é doença crônica e pode piorar com a idade ou uso de medicamentos

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Jonatas Diniz, oftalmologista especialista em cirurgia de Catarata, do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica) falou sobre doença do olho seco.

Mais do que telas: causas do olho seco vão além da vida digital
O olho seco é uma doença crônica da superfície ocular, marcada por períodos de melhora e agravamento, especialmente em determinadas épocas do ano. A condição pode surgir por baixa produção de lágrima ou por alterações em sua composição, o que compromete a lubrificação dos olhos.

A lágrima é muito mais complexa do que parece
Muita gente acredita que lágrima é apenas “água”, mas ela possui três camadas — lipídica, aquosa e mucosa —, que juntas protegem e nutrem o olho. Quando há falha em uma dessas camadas, especialmente na lipídica, o paciente desenvolve o chamado olho seco evaporativo, em que a lágrima evapora rapidamente.

Disfunções glandulares e medicamentos também afetam a lubrificação
Além do uso excessivo de telas, fatores como envelhecimento, blefarite e até o uso de medicamentos como isotretinoína (Roacutan) interferem na produção da camada lipídica, aumentando o risco de olho seco.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!