Deputado defende investimentos no transporte ferroviário em MG visando mais segurança e redução de custos

Em 2020 o Governo Federal anunciou a pretensão de investir nas ferrovias nacionais, tornando os trilhos uma alternativa logística para escoamento da produção brasileiro. Especialistas explicam que o custo do transporte pelas linhas férreas é bem mais barato que pelas rodovias, além de ser mais rápido. O intuito é conectar as ferrovias aos portos brasileiros.

Em Minas Gerais também há grande expectativa para implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária. Recentemente em julho foi entregue ao governo federal o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais que identifica as demandas em todas as regiões do estado.

E até Pará de Minas pode ser beneficiada nesta implantação, fazendo com que produtos da cidade sejam levados até portos e em seguida, exportados.

Sobre o assunto o Portal GRNEWS ouviu o deputado estadual João Leite (PSDB), que desde 2018 integra a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG. O intuito é oferecer suporte para que as ferrovias voltem a ser utilizadas, dando mais segurança para passageiros e cargas, geração de empregos e fretes mais baratos:


João Leite

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O deputado pontua ainda que com fretes mais baratos, os produtos também tendem a baixar o preço. Ressalta também que o investimento nas ferrovias não atrapalha o transporte de cargas feito por carretas e caminhões:

João Leite
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Nesta semana a Comissão da ALMG iniciou uma negociação com a empresa Perocity Portos S.A.. O objetivo é extender a Estrada de Ferro Minas Espírito Santos (EFMES). Além disso há interesse de investidores na implantação de um trem de passageiros ligando Oliveira a Divinópolis; outro entre Araxá e o distrito de Itaipu; e um trem de carga para levar fosfato processado em Araxá até as indústrias localizadas em Uberaba.

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