Pará de Minas se prepara para sediar em junho a 2ª Surdolimpíadas do Brasil

O município de Pará de Minas sediará entre os dias 20 e 23 de junho a segunda edição da Surdolimpíadas do Brasil. Evento nacional que reunirá atletas de várias modalidades para a grande competição, referência no país quando se trata de campeonato para pessoas com algum tipo de deficiência.

Na cidade serão disputados atletismo, badminton, basquete, futebol de campo, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) é a organizadora do evento em parceira com a Associação dos Surdos de Pará de Minas (ASPAM) e a Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS).

Além da oportunidade dos quase 400 atletas mostrar seus talentos, a competição serve ainda para fomentar o comércio na cidade onde é realizada. Segundo o secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo Paulo Francisdale mais uma vez o esporte mostra que também promove o turismo:


Paulo Francisdale
paulosurdolimpiadas1

A Surdolimpíadas foi realizada pela primeira vez em 2002 em Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Desta vez, tem apoio do Ministério do Esporte com emenda de R$130 mil solicitada pelo deputado federal Eduardo Barbosa e liberada para a realizar o evento em Pará de Minas. O valor será utilizado para custear hospedagem dos atletas, compra de medalhas, uniformes e materiais usados nas competições.

O evento é especial para estes atletas que podem jogar no mesmo nível de grandes clubes e segundo o secretário Paulo Francisdale a competição valoriza quem tem deficiência auditiva:

Paulo Francisdale
paulosurdolimpiadas2

Os jogos devem acontecer na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Praça de Esportes do Pará, Quadra Poliesportiva Daniel Barbosa, Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria e no Estádio José Porfírio de Oliveira, o Campo do Guarani.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!