Mais de 80 mil animais foram vacinados contra a febre aftosa na região de Pará de Minas. Campanha acaba sexta-feira

Teve início no dia 1º de maio a primeira etapa do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Em Minas Gerais a campanha é coordenada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Nesta fase devem ser imunizados todos os bovinos e bubalinos independente da idade.

A Febre Aftosa é transmitida pelo leite, carne e saliva do animal doente. Pode ser transmissível também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados, daí a importância da vacinação, única forma de prevenir contra a doença.

Minas Gerais possui status livre da doença com vacinação desde 2008 e a meta é imunizar 95% do rebanho.

Até agora 70% dos produtores rurais de Pará de Minas e dos municípios sob jurisprudência do escritório seccional do IMA já declararam a vacinação, como conta o auxiliar operacional do IMA José Antônio de Souza:

José Antônio de Souza
joseantonioaftosa1

Em torno de 80 mil animais já foram declarados imunizados e não é necessário que o produtor vá até o escritório. Tudo pode ser feito pela internet:


José Antônio de Souza
joseantonioaftosa2

Uma das novidades desta campanha é a quantidade de vacina aplicada no animal. Agora são apenas 2 ml da vacina para ficar livre da febre aftosa. Mudança que foi comemorada pelos produtores que reclamavam de caroços no local onde a dose era aplicada e isso causava prejuízos ao vender a carne ou para a fêmea leiteira.

José Antônio de Souza explica ainda que os fiscais do IMA acompanham a vacinação em algumas propriedades da região para garantir a imunização completa:

José Antônio de Souza
joseantonioaftosa3

O produtor que não vacinar paga multa de R$89,83 por animal e mesmo que vacine mas não declare ao IMA, a multa é de R$17,97.

A declaração pode ser feita AQUI ou presencialmente no escritório regional localizado na Rua Francisco Cecílio Mendonça, 738, bairro Papa João Paulo II em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!