CCZ prepara campanha para vacinar cães e gatos contra a raiva animal em Pará de Minas
A Gerência Regional de Saúde, sediada em Divinópolis, promoveu um encontro com todos os profissionais dos centros de controle de zoonoses dos municípios da região para repassar informações sobre a campanha de vacinação antirrábica.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Na ocasião foi anunciada a realização da imunização contra a raiva animal nestes municípios, entre os quais Pará de Minas. As doses das vacinas serão encaminhadas em breve com o objetivo de combater a doença que pode ser transmitida para o homem.
A enfermidade é transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente através da mordedura e da lambedura.
O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.
Já no caso de uma pessoa a doença provoca inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos; alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local onde ocorreu a mordedura.
Carlos Magno Barbosa Diniz, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis de Pará de Minas, explica que serão imunizados os animais domesticados. A programação começará pela zona rural e depois seguirá para a zona urbana:
Carlos Magno Barbosa Diniz
vacinaraivacarlosmagnobarbosa1
Ele informa que a situação da raiva animal em cães e gatos está controlada em Pará de Minas. Os casos da doença que foram registrados ocorreram em bovinos e equinos nas propriedades rurais:
Carlos Magno Barbosa Diniz
vacinaraivacarlosmagnobarbosa2
A expectativa é vacinar 13 mil cães e 1.300 gatos em Pará de Minas durante a campanha de vacinação antirrábica. De acordo com o CCZ, os animais abandonados pelas ruas não serão alcançados pela imunização.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.