Vereadores votam apenas um projeto e discutem ameaça da Turi de suspender atividades em abril
O Portal GRNEWS acompanhou a 10ª reunião ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Pará de Minas realizada na noite desta segunda-feira, 28 de março. Os vereadores Renato Almeida (PSDB) e Cléber Gonçalves (PSB) faltaram ao encontro, mas justificaram a ausência.
Quatro projetos entraram em pauta. A Proposta de Emenda à Lei Orgânica 1/2022 foi a primeira a ser discutida. De autoria de Márcia Marzagão (PSDB), trata da adaptação de estatutos para eliminar condições de vitaliciedade nos cargos dos conselhos administrativo e deliberativo.
A vereadora Irene Melo Franco (PSB) apresentou uma emenda oral e diante disso, Ronivelton Correa Barbosa (Republicanos) pediu adiamento de votação para analisar melhor a proposta.
Em seguida entrou em discussão a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 2/2022, que trata da alteração da data do recesso dos vereadores. O projeto sugere que eles se reúnam entre 15 de janeiro e 15 de julho, e 30 de julho a 15 de dezembro.
O autor do projeto, Hélio Andrade de Melo Júnior (PSL), explicou a proposta e os benefícios que ela trará caso seja aprovada:
Hélio Andrade de Melo Júnior
helioreuniao280322
Irene Melo Franco pediu vista ao projeto. Já o vereador Márcio Lara (PSD) pediu vista ao Projeto de Lei Ordinária 18/2022 que dispõe sobre a disponibilização on-line de lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e outros processos na rede pública de saúde.
O único projeto aprovado foi o 19/2022 que denomina José Nilton Gomes uma rua no bairro Prefeito Walter Martins Ferreira. Foram 14 votos a zero em duas votações.
Durante o uso da tribuna, o vereador Ronivelton Correa Barbosa se mostrou preocupado em relação à situação da Turi, empresa responsável pelo transporte coletivo em Pará de Minas. Como o Portal GRNEWS adiantou, a concessionária, assim como outras do setor, passa por dificuldades financeiras.
A fala do vereador levanta uma preocupação ainda maior: se nada for feito, a empresa pode paralisar as atividades no dia 18 de abril:
Ronivelton Correa Barbosa
roniveltonreuniao2803
O presidente da Câmara Nilton Reis Lopes (PSDB) está ciente da atual situação da Turi e espera resolver o problema o quanto antes em parceria com o Executivo. A concessionária já apresentou a situação financeira e será preciso analisar o que pode ser feito para ajudar a empresa:
Nilton Reis Lopes
niltonreuniao2803
A reunião também contou com a presença de parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou o 3º relatório detalhado do quadrimestre anterior, que é referente ao ano de 2021.
Para se ter uma ideia, foram investidos em Saúde, somente com recursos próprios, no 3º quadrimestre, R$ 70.503.629,25. O percentual da receita de impostos e transferências constitucional e legais aplicados em ações de serviços públicos de saúde foi de 35,85%, mais de 3% a mais que em 2020.
Em Pará de Minas foram 860.480 atendimentos em toda a rede pública municipal de saúde no ano de2020. Os usuários foram atendidos pelas 26 Estratégias Saúde da Família (ESF), três Equipes de Atenção Primária (EAP), quatro Equipes Multidisciplinares de Atenção Básica (EMAB) e 19 equipes de saúde bucal.
Isto sem contar os atendimentos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na Atenção Psicossocial, Serviço de Atendimento a Domicílio (SAD), Ambulatório Municipal de Fisioterapia, UPA 24 horas, Hospital Nossa Senhora da Conceição, setores de Vigilância em Saúde, Saúde do Trabalhador e Vacinação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.