Turi defende subsídio e novo formato de linhas para evitar colapso do transporte público em Pará de Minas

O setor do transporte público já vivia momentos difíceis, desde o início da pandemia de Covid-19, mas a situação piorou. Em todos os estados as manifestações são que a receita das empresas despencou afinal, a maioria delas se mantém com o valor obtido pela venda de bilhetes.

Com a alta do óleo diesel, mais problemas para o setor, que mesmo com a estabilização no número de casos de Covid-19, não vê há meses o faturamento crescer. E com isto outro problema: sem dinheiro, sem investimentos.

O Portal GRNEWS ouviu o diretor da Turi em Pará de Minas Djalma Rocha Júnior que lamenta a situação vivida pelo setor de transporte coletivo em todo o país. Com a elevação no preço do diesel, pode piorar:


Djalma Rocha Júnior

djalmasitu1

A Turi tem apresentado ao Município formas de subsidiar o transporte, assim como vem acontecendo em outras cidades para evitar um colapso. Divinópolis por exemplo, enviou à Câmara daquela cidade um projeto que prevê aporte financeiro de R$ 400 mil em abril e maio e outros R$ 480 mil a partir de junho. O objetivo é subsidiar o transporte público já que é uma concessão, sem aumentar o preço da passagem:

Djalma Rocha Júnior
djalmasitu2

A Turi vai apresentar ainda um projeto ao Executivo para mudar as atuais linhas. Hoje, um ônibus sai do bairro São Pedro, passa pelo Centro e chega ao Recanto da Lagoa.

A ideia agora é que as linhas sejam do bairro ao Centro. Caso a pessoa precise ir a outro bairro, ela terá o prazo de duas horas para pegar outro ônibus sem precisar pagar nova passagem. Isto reduziria os gastos da Turi e facilitaria para o passageiro:

Djalma Rocha Júnior
djalmasitu3

Na próxima semana o prefeito Elias Diniz (PSD) irá a Curitiba conhecer de perto como funciona este mesmo sistema naquela cidade. Djalma Rocha Júnior espera que ele retorne com boas notícias para a Turi.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!