Quarta-feira de Cinzas é momento de reflexão, oração e conversão, diz padre


Como ocorre anualmente, após a terça-feira de Carnaval a Igreja Católica celebra a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão católico.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As cinzas que os fiéis recebem como marca na testa durante a missa simboliza uma reflexão sobre a importância da mudança de vida. Além disso, recorda que a frágil vida humana é passageira e está sujeita a morte.

Esse simbolismo tem origem na antiga tradição de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus. Esse costume está registrado na Bíblia. No catolicismo é um momento de jejum e abstinência.

A celebração ocorre quarenta dias antes da Páscoa, sem contar os domingos. A data pode variar de acordo com o calendário e geralmente é lembrada do começo de fevereiro a primeira quinzena de março.

Padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia de Santo Antônio, no bairro Santos Dumont, em Pará de Minas, ressalta a importância de todos os cristãos meditarem e se preparem para a celebração da Páscoa:


Padre Geraldo Gabriel de Bessa
cinzaspadregeraldogabrieldebessa1

Ele explica que durante a quaresma são realizadas confissões, vias sacras, celebrações penitenciais e jejuns. A expectativa é de que a participação dos fiéis na subida as escadas do Cristo Redentor seja ainda maior:

Padre Geraldo Gabriel de Bessa
cinzaspadregeraldogabrieldebessa2

A Quaresma termina no domingo de Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou. O Filho de Deus levantou do túmulo depois de três dias que havia sido crucificado pelos governantes romanos que foram instigados pelos líderes judeus.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!