Pequenos heróis e grandes valores: inscrições abertas para o Projeto Social Bombeiro Mirim em Pará de Minas
A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), sediada em Pará de Minas, anuncia a abertura do processo seletivo para a edição de 2026 do Projeto Social Bombeiro Mirim. A iniciativa, que já é tradição no município, busca transformar a rotina de crianças da rede local por meio de atividades que unem civismo e aprendizado prático em segurança.
Formação de cidadãos no quartel
Muito além de aprender técnicas de combate a incêndios ou primeiros socorros, o projeto foca no desenvolvimento humano. O objetivo central da corporação é sedimentar valores fundamentais na infância, como a disciplina, o respeito mútuo, a responsabilidade e o espírito de cooperação. Durante os encontros, os jovens são incentivados a se tornarem multiplicadores de boas práticas em suas famílias e comunidades.
O programa é totalmente gratuito, sendo que as famílias ficam responsáveis apenas pelo deslocamento dos alunos até a sede da corporação. Com início das aulas agendado para abril de 2026, a jornada de formação terá a duração de um ano.
Regras para participação e cronograma
As famílias interessadas devem ficar atentas aos pré-requisitos e aos prazos, já que as vagas são restritas:
Público-alvo: meninos e meninas com idades entre 8 e 12 anos.
Escolaridade: como as aulas ocorrem no período vespertino, é obrigatório que a criança esteja devidamente matriculada no turno da manhã.
Vagas: estão disponíveis apenas 30 postos para esta turma.
Horário: as atividades ocorrerão semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h, no Quartel de Pará de Minas.
Como garantir a inscrição
O prazo para garantir a candidatura vai até o dia 10 de fevereiro de 2026. Os responsáveis podem realizar o cadastro de duas formas: através do QR Code presente nos materiais informativos oficiais ou comparecendo pessoalmente ao Quartel do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas para retirar o formulário de inscrição.
A corporação destaca que a ampla divulgação é essencial para que a oportunidade chegue a diferentes bairros do município, permitindo um processo democrático e inclusivo na seleção dos novos recrutas mirins.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

