Quem vai levar o animal de estimação para viajar precisa seguir regras para garantir transporte e hospedagem seguros


O período de fim de ano coincidindo com as férias escolares favorece quem pretende viajar para descansar ou visitar familiares. Como nos dias atuais é muito comum a existência de animais de estimação nas residências, muita gente gosta de levar o bicho como companhia de viagem.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com os médicos veterinários isso pode ser feito tranquilamente, desde que a pessoa siga diversas regras para garantir a segurança no transporte e também na hospedagem.

Ao invés de deixar em uma clínica veterinária ou com um amigo de confiança, algumas pessoas preferem transportar os animais de estimação como cães e gatos. Mas, para isso é importante tomar alguns cuidados essenciais.

No Brasil os meios de transporte mais utilizados são ônibus e carros, sendo que em menor escala os aviões. Tudo depende do custo da viagem, da distância, do número de passageiros, entre outros fatores.

Por essa razão a reportagem do Portal GRNEWS ouviu o médico veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa sobre os cuidados que o dono deve tomar para garantir uma viagem segura para ele e confortável para o animal.

Um dos pontos se refere ao local em que a pessoa pretende se hospedar, seja hotel, pousada ou mesmo casa de familiares. Alerta para a necessidade de buscar muitas informações antes de levar o animal para o lugar escolhido:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idael_cristiano_transporte1


Após resolver a situação de hospedagem averiguar o tipo de transporte em que o animal será transportado e providenciar outros cuidados como levar a carteira de vacinação em dia para evitar problemas no momento do embarque:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idael_cristiano_transporte2

Quem escolher viajar de carro também precisa levar o atestado de sanidade e o cartão de vacina do animal atualizado. Também é necessário observar se o animal será transportado em caixas de transporte, cadeirinha ou usando cinto de segurança no banco do veículo:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idael_cristiano_transporte3

O médico veterinário também afirma que da mesma forma que os humanos costumam enjoar durante as viagens, o mesmo pode ocorrer com os animais de estimação. Alerta para os cuidados com a medicação e também as pausas durante o trajeto que são necessárias para o animal:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idael_cristiano_transporte4

A caixa de transporte deve ser do tamanho correto, nem muito grande e nem muito pequena. Para verificar a medida correta é preciso se certificar se o animal consegue ficar de pé e se virar dentro do recipiente. Qualquer dúvida é importante consultar um médico veterinário.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!