Defesa Civil de Pará de Minas não registra ocorrências de destaque neste período de chuvas
Com a chegada do período chuvoso aumentam os riscos em algumas áreas dos centros urbanos. Por causa do crescimento desordenador, especialmente das grandes cidades, os problemas estruturais são incalculáveis.
São casas e prédios construídos próximos a barrancos que podem apresentar deslizamentos de terra. As edificações irregulares apresentam problemas em sistema de água e esgoto, o que também pode causar desabamentos.
A saturação da terra provocada pelas chuvas brandas e contínuas faz o solo ficar encharcado e macio. Qualquer trepidação e movimento de terra ocasiona o desmoronamento das construções.
Por isso é importante construir com base em um projeto elaborado por um engenheiro ou arquiteto devidamente habilitado. Especialmente as construções com mais de um pavimento e precisarão suportar um grande peso.
O acompanhamento também precisa ser feito em loteamentos, pois a abertura de ruas sem a rede pluvial pode resultar em alagamentos. Em Pará de Minas havia um problema antigo no alto do Bairro Serra Verde.
O empreendimento mobiliário no local fez com que as enxurradas carreassem muita lama para dentro das casas da parte baixa. A área está passando por obras e desta vez não foi registrada nenhuma intercorrência.
Segundo Arthur Barbosa Resende, responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), ainda não foram registradas ocorrências e nenhuma grande demanda precisou ser atendida. Somente algumas casas apresentaram problemas de infiltração e trincas:
Arthur Barbosa Resende
defesacivilarthurbarbosarezende
As pessoas que moram em áreas de risco de deslizamento de terra devem acionar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil. Os técnicos visitam esses locais e fazem uma avaliação. Quando necessário é feita a interdição e o encaminhamento dos moradores para um abrigo seguro.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.