Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal já imunizou mais de 11 mil cães e gatos em Pará de Minas


Desde o início do mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. No último dia 19 de agosto aconteceu o Dia D e vários pontos de imunização foram disponibilizados em todas as regiões de Pará de Minas para facilitar o acesso da população.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo inicial da campanha era vacinar aproximadamente 12 mil cães e gatos no perímetro urbano e na zona rural. Até agora já foram imunizados 11.500 animais e todo o esforço vem sendo feito para que a meta seja atingida.

O contágio da doença acontece por meio da troca de secreções, algum tipo de contato sanguíneo ou pela mordida. No caso dos cachorros a patologia é muito conhecida como raiva canina. A única forma de prevenir é com a vacina.

A zoonose – doença transmitida dos animais para o homem – é bem conhecida. Mesmo estando praticamente erradicada é importante vacinar todos os cães e gatos para evitar que voltem a ocorrer casos.

Wander da Silva Rodrigues, diretor de Vigilância em Saúde, ressalta que continuarão sendo vacinados todos os animais que forem levados para o ao Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ). Também será feito um trabalho junto as organizações não governamentais (ONG’s) que acolhem cães e gatos:

Wander da Silva Rodrigues
vacinacaowander1

O município de Pará de Minas solicitou mais 1.600 doses da vacina contra a raiva junto a Gerência Regional de Saúde em Divinópolis. Todos os proprietários de animais são convocados para protegê-los de forma gratuita:

Wander da Silva Rodrigues
vacinacaowander2

Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a equipe encerrará as visitas que está sendo realizadas às comunidades rurais para vacinar os animais. Entre 8 e 9 horas, a vacinação será feita em frente a igreja de Caetano Preto. Das 9h30 às 10h30, as doses da vacina serão aplicadas na comunidade de Penhas e das 10h45 às 11h15 serão imunizados contra a raiva animal os cães e gatos da comunidade de Guardas.

Importante ressaltar, que as pessoas podem levar seus animais para serem imunizados, mesmo fora da campanha. Basta levar o cão ou gato até o CCZ, localizado no bairro João Paulo II, próximo ao Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. A vacinação de cães e gatos no CCZ é realizada de segunda a sexta-feira, de 8 às 15h30.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!