Índices preocupantes de acidentes de trabalho constatados na região de Pará de Minas

construcao_civil_trabalho_pedreiros
O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é lembrado a cada 27 de julho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ao longo dos últimos anos um conjunto de leis foi criado para garantir proteção aos trabalhadores. Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício da atividade e durante o expediente na empresa.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes do trabalho causam a morte de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo. No Brasil os números também são preocupantes.

Entre as atividades que mais causam mutilações e agravos a saúde está à construção civil. Muitos trabalhadores desconsideram os riscos envolvidos e não utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

De acordo com José Roberto de Souza, diretor de fiscalização do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Pará de Minas, algumas empresas da região não estão fazendo os devidos registros de acidentes:
josrob_acdtrab

José Roberto de Souza
josrob_acdtrab1

Ele ressalta que sempre é feito o trabalho de conscientização dos trabalhadores quanto ao uso dos EPI’s. Mesmo assim muitos profissionais insistem em arriscar e acabam sofrendo as conseqüências:

José Roberto de Souza
josrob_acdtrab2

No dia 27 de julho de 1972 o Brasil passou a ter implantar serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Por este motivo a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!