Pará de Minas imunizou pouco mais da metade dos cães e gatos e promove mais um Dia D de Vacinação Antirrábica nas UBSs
A Campanha de Vacinação Antirrábica em Pará de Minas teve início com o Dia D de Imunização em Cães e Gatos, em 31 de agosto, com vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das áreas urbana e rural ficaram abertas.
Depois disso foram realizadas ações de imunização de cães e gatos, seguindo um cronograma preestabelecido, em todas as comunidades rurais do Município de Pará de Minas.
As portas do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ), também foram abertas para os tutores levarem seus animais para receberem a dose da vacina.
Mesmo com todos esses esforços, Pará de Minas vacinou pouco mais da metade dos animais, considerando a meta estabelecida pela Gerência Regional de Saúde.
Mas, os tutores terão mais uma chance de imunizar seus cães e gatos contra esta doença que é letal em quase 100% dos casos. No sábado, 28 de setembro, será realizado mais um Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica.
O médico-veterinário, responsável pelo CCZ, Oscar Leitão, ressalta que a raiva animal causa a morte de humanos e dos animais. Por isso, a importância da vacinação antirrábica para a proteção dos cães e gatos e por consequência das pessoas. Aproveita para convocar a todos para levarem seus animais para serem imunizados em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas:
Oscar Leitão
raivaoscar1
A raiva é uma doença perigosa, que atinge todos os mamíferos. Causada por um vírus e sendo infecciosa, mata quase 100% dos pacientes infectados, por isso é preciso cuidado e atenção.
O vírus se aloja nas glândulas salivares do animal doente, causando agressividade. Quando o animal morde outro ou até mesmo um humano, passa o vírus adiante.
A doença não tem cura e segundo médico veterinários, quando os sintomas aparecem é tarde demais. Com isso, apenas a vacinação pode livrar o animal da raiva.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.