Saúde e HNSC fecham convênio de R$127 mil para realizar cirurgias de catarata em quase 200 paraminenses
A Secretaria Municipal de Saúde firmou mais um convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) contratando 200 cirurgias de catarata para diminuir a fila para este tipo de procedimento em Pará de Minas. Agora restam cerca de 130 pessoas ainda na espera.
Nos dias 24 e 25 de agosto, 163 pessoas foram até o HNSC e fizeram a cirurgia em um olho. No sábado foram 97 pacientes e no domingo, 66. A equipe composta por dois oftalmologistas cirurgiões, dois enfermeiros instrumentadores, um técnico de enfermagem, um anestesista, um oftalmologista e um auxiliar para realizar os exames pré-operatórios trabalharam durante todo o dia.
O Governo de Minas, por falta de verbas, teve que suspender as cirurgias eletivas em todo o estado no final de julho e apenas o município que já tinha firmado contratos, conseguiu continuar oferecendo os serviços, como é o caso de Pará de Minas.
Mas desta vez, a Prefeitura, com recursos próprios, conseguiu pagar pelas cirurgias de catarata e diminuir a fila, como explica o prefeito Elias Diniz (PSD):
Elias Diniz
eliasdinizcataratahnsc1
O diretor administrativo do HNSC Clelton de Faria Pacheco explica que este tipo de convênio já existe com a Prefeitura. Desta vez o investimento foi de R$127 mil para contratação das 200 cirurgias de catarata. Foi contratada uma empresa para prestar o serviço no Hospital:
Clelton de Faria Pacheco
cleltonfariacataratahnsc1
Dos pacientes agendados, cinco não puderam fazer a cirurgia, pois durante o pré-operatório foi constatada inflamação nos olhos.
Tanto o pré como o pós-operatório são realizados pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição e os pacientes tem o suporte necessário caso haja algum problema:
Clelton de Faria Pacheco
cleltonfariacataratahnsc2
Regina Beatriz de Moura fez a cirurgia de catarata no fim de semana após meses de espera e agora quer que tudo dê certo para voltar a enxergar sem nenhum problema:
Regina Beatriz de Moura
reginabeatrizcatarata1
O comerciante Antônio Randolfo dos Santos também esperou meses pela cirurgia. Agora é só alegria:
Antônio Randolfo dos Santos
antoniorandolfocatarata1
Os pacientes que fizeram as cirurgias no fim de semana devem ir até o HNSC na sexta-feira, 30 de agosto, para o retorno. Além dos profissionais avaliaram como foi o procedimento, será agendada a data para a cirurgia do outro olho.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.