Fazendinhas de Pará de Minas contam com doações e ajuda do poder público para se manterem na pandemia
Pará de Minas possui algumas comunidades terapêuticas, também chamadas de fazendinhas, que ajudam pessoas a se livrar do vício em álcool e outras drogas. São centenas de pessoas que após o tratamento conseguiram sair do vício e hoje vivem uma vida normal.
Mas infelizmente nem todo mundo consegue pagar pelo tratamento e muitas vezes, para ajudar, as comunidades terapêuticas acolhem o viciado. Por isso muitas enfrentam problemas financeiros. Sem contar que são uma empresa e há compromissos a serem honrados.
O poder público ajuda, mas nem sempre o dinheiro é suficiente. A pandemia piorou ainda mais a situação, pois caiu consideravelmente o número de doações enquanto aumentou o número de pessoas que precisam de ajuda.
Dois vereadores, eleitos no pleito de 2020, estão ajudando nesta causa. Hélio Andrade de Melo Júnior (PSL) e Ronivelton Correa Barbosa (Republicanos) estão atuando junto à direção das fazendinhas para conseguir recursos e ajudar ainda mais pessoas.
Recentemente eles visitaram algumas comunidades com o prefeito Elias Diniz (PSD), que disse estudar formas para ajudar estas casas de recuperação.
O Portal GRNEWS ouviu o vereador Hélio Andrade de Melo Júnior que destaca a importância de ajudar estas comunidades que se mantém em dia com o Município:
Hélio Andrade de Melo Júnior
juninhojrcomunidterap1
O vereador Ronivelton Correa Barbosa também tem buscado ajuda para as fazendinhas. Ele classifica o problema como saúde pública e é preciso auxiliar os órgãos que oferecem tratamento aos viciados:
Ronivelton Correa Barbosa
ronivelcomunidterap1
Claudinei Aparecido Gomes é da Comunidade Terapêutica Maria Mãe dos Pobres, localizada nas Chácaras Barro Preto e conta hoje com 12 internos. Segundo ele, a principal dificuldade é financeira. Eles recebem doações de alimentos, mas falta dinheiro para pagar as contas:
Claudinei Aparecido Gomes
claudineicomunidterap1
A ajuda não precisa ser somente do poder público. Qualquer pessoa que queira e possa ajudar, pode doar para alguma comunidade terapêutica da cidade. Nesta semana o vereador Hélio Andrade de Melo Júnior conseguiu uma doação de R$ 2 mil e o cheque foi encaminhado a uma casa de recuperação. O dinheiro veio em boa hora e vai ajudar a pagar as contas atrasadas. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social tem a listagem das fazendinhas autorizadas a funcionar em Pará de Minas e que mantém a documentação em dia. Quem quiser informações pode ligar no telefone (37) 3233-5900.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.