Dias frios favorecem surgimento de doenças respiratórias em crianças, alerta pediatra


A chegada do Outono trouxe dias, principalmente madrugadas, mais frios, favorecendo o surgimento de problemas respiratórios em adultos e especialmente em crianças. As estações mais frias do ano provocam a rapidez na proliferação de bactérias e vírus.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Por terem um sistema imunológico imaturo, as crianças são mais vulneráveis a sofrerem com as principais doenças da época: resfriado, gripe, sinusite, crise asmática, bronquiolite e pneumonia.

Locais fechados, com pouca ventilação e grandes aglomerações de pessoas, aumentam o risco de contrair essas doenças respiratórias. Ainda que esteja frio, as janelas devem ser abertas com frequência.

Além disso, o ideal é lavar as mãos constantemente e não levar a criança doente à escola para evitar a propagação de infecções. Também é importante evitar o contato com adultos resfriados ou gripados.

Antes do inverno a criança deve ser vacinada contra a gripe, que é uma infecção mais séria do que um resfriado. A imunização não causará a doença, pois nela os vírus estão inativos e não se multiplicarão no organismo.

Em caso de resfriado são recomendadas lavagens nasais com soro fisiológico, uso de antitérmicos ou analgésicos. Se houver febre ou dor, além de repouso é preciso manter uma boa hidratação com a ingestão reforçada de água e sucos.

A gripe demanda medicações antivirais específicas, em pacientes selecionados, adquiridas somente sob prescrição médica. A crise asmática é tratada com broncodilatadores, a bronquiolite com inalações com soro fisiológico.

De acordo com a pediatra Geralda Amaral da Cunha, devido ao alto potencial de contágio, os vírus são transmitidos facilmente, principalmente entre as crianças que frequentam creches, berçários e escolas:


Geralda Amaral da Cunha
doencacriancageraldaamaralc1

A especialista afirma que as crianças ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico ao longo dos anos. Por isso é importante ter contato com as outras pessoas e os vírus dos ambientes para que as defesas do organismo se desenvolvam:

Geralda Amaral da Cunha
doencacriancageraldaamaralc2

Caso uma criança venha a sofrer de insuficiência respiratória, ela precisa de internação para receber oxigênio e suporte ventilatório por aparelhos. A pneumonia e a sinusite são tratadas com o uso de antibióticos e acompanhadas por um médico.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!