Detectada alteração na água do rio Paraopeba na RMBH, mas não afeta captação para abastecer Pará de Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Desde o rompimento de barragens no município de Brumadinho registrado na tarde de sexta-feira, 25 de janeiro, que a população paraminense está preocupada. Além do pesar pelas vítimas dos rejeitos da mineradora Vale, temem a contaminação do rio Paraopeba onde é captada a água para abastecer Pará de Minas.

Na tarde de sexta (25) o superintendente da concessionária Águas de Pará de Minas Thiago Contage Damaceno tranquilizou a todos afirmando que ninguém precisa entrar em pânico, pois não há risco de desabastecimento mesmo se a captação tiver que ser suspensa no Distrito de Córrego do Barro.

Disse que o município tem outras fontes de captação de água para abastecer os consumidores. Também pediu que ninguém desperdice água e garantiu manter todos informados.

A empresa está cumprindo a promessa. Na manhã deste sábado (26) a assessoria de comunicação emitiu nota informando que até aquele momento a captação de água do Sistema de Abastecimento do Paraopeba não havia sido atingida pelos rejeitos resultantes do rompimento da barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Reiterou que a concessionária continuaria ações intensificadas em relação ao monitoramento e controle da qualidade da água do rio, inclusive nas cidades situadas antes de Pará de Minas. Destacou que o abastecimento continua sendo realizado normalmente e que não há risco de contaminação da água distribuída.

No início da noite deste sábado (26) a concessionária emitiu outra nota, mas dessa vez infirmando que a equipe de monitoramento detectou alteração na água do rio Paraopeba em um município da RMBH.

A nota diz que “na tarde deste sábado, dia 26 de janeiro de 2019, foram identificadas alterações nos padrões da qualidade da água bruta do Rio Paraopeba, na cidade de Mário Campos/MG. A alteração é resultado do rompimento da barragem de rejeitos na cidade de Brumadinho, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.”

Diz também que “apesar do problema na cidade citada, não foi identificada nenhuma alteração nos parâmetros durante todo o monitoramento e análises realizadas neste sábado na captação do Sistema de Abastecimento Paraopeba, no distrito do Córrego do Barro, em Pará de Minas.”

Por fim a nota cita que “considerando as informações, a concessionária orienta, de forma preventiva, que a população continue utilizando água de forma consciente. Continuamos à disposição para esclarecimentos pelo 0800 737 0422.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!