Medidas simples ajudam a economizar energia elétrica em empresas e residências


No começo de ano as pessoas são obrigadas a quitar dívidas com tributos como IPTU, IPVA, material escolar, matrículas em escolas particulares, entre outros. Os gastos são elevados e as famílias precisam fazer as contas na ponta do lápis para evitar o endividamento.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A chegada do Verão também gera um aumento no consumo de economia de energia elétrica em empresas e residências. Milhares de pessoas tentam diminuir o calor utilizando ar condicionado e ventiladores.

Por isso é importante evitar o desperdício através da economia de energia elétrica. Além de reduzir os gastos, atitudes simples ajudam a preservar o meio ambiente por adiar a construção de usinas e a implantação de novas linhas de transmissão por parte da empresas concessionárias.

Algumas dicas importantes para economizar energia elétrica ajudam a afrouxar o orçamento doméstico. Se possível, não use aparelhos elétricos durante o horário de pico, ou seja, das 18 às 21 horas.

Evite deixar os equipamentos em stand-by (modo de espera) e os desligue aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados. Evite o uso de benjamins, pois o acúmulo de ligações na mesma tomada pode causar aquecimento e aumentar as perdas elétricas.

Cléder Melo, gerente de Relacionamento da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) em Pará de Minas, explica que a geladeira é responsável por boa parte do consumo de energia e alguns cuidados são necessários:


Cléder Melo
economiadenergiacledermelo1

Os aparelhos de ar condicionado devem ser utilizados em ambientes fechados. Os ventiladores devem ser desligados quando nenhuma pessoa estiver por perto. Ao sair, os monitores dos computadores devem ser desligados para evitar o desperdício:

Cléder Melo
economiadenergiacledermelo2

O chuveiro é o grande vilão no consumo de energia elétrica. A forte onda de calor possibilita banhos frios ou mornos, além de mais rápidos. Uma forma de economizar energia e água:

Cléder Melo
economiadenergiacledermelo3

Vale ressaltar que evitar o desperdício não é racionar energia e não compromete necessariamente a qualidade de vida ou a produtividade e o desenvolvimento do país.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!