“Não fechem nossa escola”: alunos e servidores protestam contra fechamento de instituição durante reunião da Câmara

Na noite desta segunda-feira, 25 de novembro, foi realizada mais uma reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas. Em pauta a votação de vários requerimentos e seis projetos.

O primeiro a ser votado foi de número 125/2019, que cria o Conselho Municipal de Usuários do Serviço Público (COMUSERP), que teve pedido de vistas.


O Projeto de Lei 100/2019, de autoria do vereador Antônio Carlos dos Santos (PTB) foi aprovado por 14 votos a zero e determina a afixação de placas de identificação em novos loteamentos no município de Pará de Minas.

Outros dois projetos aprovados por 14 votos a zero foram, o 106/2019, que estipula prazo máximo para recuperação de vias públicas em decorrência da execução de obras no município; e o 121/2019, que denomina José de Almeida e Silva a Rua Líbano, no bairro Jardim das Oliveiras.


O Projeto de Lei 128/2019 autoriza o município a ceder um motorista e dois vigias à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas (ASCAMP) foi aprovado em primeira votação. Já a Projeto de Resolução 10/2019, aprovando as contas prestadas pela Prefeitura Municipal de Pará de Minas referente ao exercício de 2016, embasando-se no parecer favorável à aprovação emitido previamente pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foi aprovado por 13 votos a zero.

A reunião também foi marcada pela entrega de moções de aplausos a várias pessoas. Entre elas sargento Natan Bastos. Há 17 anos trabalhando na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por alguns anos prestou relevantes serviços em Pará de Minas. Em 2019 foi designado para comandar o pelotão de Papagaios e foi um dos homenageados da noite:


Natan Bastos
natanbastosreuniao251119

Mas o encontro semanal foi marcado por uma manifestação. Enquanto alguns vereadores falavam sobre requerimentos, crianças com faixas, cartazes e balões entraram no plenário. Ao som de “Não fechem nossa escola!”, elas e os servidores da Escola Estadual Cândida Alvarenga Mendonça, do distrito de Carioca, mostraram sua indignação frente à possibilidade do Governo de Minas encerrar as atividades na instituição.


A pequena Kauany Mirela Pereira dos Santos de 10 anos está no quarto ano do ensino fundamental e foi uma das que protestaram contra o possível fechamento. Ela não pretende deixar a escola e ir estudar em Torneiros:


Kauany Mirela Pereira dos Santos
kauanymirelareuniao251119

O vereador Rodrigo Alves Meneses (MDB) organizou junto aos professores uma manifestação na última semana em Carioca. Ele parabenizou o movimento que sensibilizou toda a comunidade.

Ele lamenta o possível fechamento da escola e o desgaste que isso trará aos estudantes:


Rodrigo Alves Menezes
rodrigoalvesreuniao251119

Nesta terça-feira, 25 de novembro, a secretária de Estado de Educação Júlia Sant’Anna visitará Pará de Minas. Ela conhecerá de perto o trabalho desenvolvido na Superintendência Regional de Ensino (SRE) e depois irá a algumas escolas da cidade.


Vereadores e alguns membros da comunidade escolar de Carioca pretendem conversar com a secretária e mostra-la os problemas que envolvem o fechamento da instituição.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!