SAMU confirma aumento de ocorrências de acidentes em Pará de Minas e orienta motoristas e pedestres

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Oeste é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste) e é responsável por atender várias ocorrências de urgência e emergência na cidade onde está instalado.

Em Pará de Minas o SAMU atua desde junho de 2017 e são dezenas de ocorrências atendidas diariamente. A maioria de acidentes de trânsito.

O Portal GRNEWS apurou junto ao SAMU Oeste que em 2019 foram 277 ocorrências do tipo, sendo a maioria envolvendo carro e moto, duas motocicletas e queda de moto.

Já em 2020 foram 263 ocorrências, cuja maioria absoluta é de queda de moto, carro e moto e colisão.

Nos quatro primeiros meses de 2021 já são 98 acidentes de trânsito atendidos por equipes do SAMU em Pará de Minas. A maioria de queda de moto ou bicicleta e acidentes entre carro e moto. O número já é maior que o registrado no mesmo período do ano passado, que teve 81 ocorrências entre janeiro e abril.

Diante da gravidade da situação, o SAMU tem apoiado a campanha Maio Amarelo que visa a conscientização de todos para um trânsito mais seguro. A sede do CIS-URG Oeste por exemplo, recebeu nova iluminação em apoio à campanha, que é internacional. Desde o início do funcionamento do serviço até abril deste ano, são 13.900 ocorrências de acidentes de trânsito no Centro-Oeste mineiro.

SAMU/Divulgação

Larissa Martins é enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do CIS-URG Oeste e explica as principais ocorrências de trânsito atendidas pelo SAMU na região:

SAMU/Divulgação

Larissa Martins
larissamacima1

No caso de acidentes, é preciso acionar o SAMU o quanto antes, oferecendo todas as informações como local e situação das vítimas. E deu dicas importantes para que todos colaborem com o trânsito seguro:

Larissa Martins
larissamacima2

Para acionar o SAMU basta ligar no número 192.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!