Dados da Saúde mostram que quase 30% das grávidas paraminenses em 2017 eram adolescentes


Muitas jovens paraminenses tem enfrentado a gravidez indesejada mesmo com vários métodos contraceptivos disponíveis. O grave problema social afeta centenas de famílias e trazem muitas dificuldades.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Sem a devida maturidade emocional e com o corpo ainda em formação, muitas adolescentes se aventuram em relacionamentos amorosos e acabam gerando um bebê. As jovens mamães não se previnem e também contraem doenças.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) são outro problema que preocupam as autoridades de saúde. A falta de conscientização também veio com o avanço nos tratamentos da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) que prolongam a vida dos pacientes.

Adolescentes inconsequentes não buscam orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) visando prevenir. Quando procuram o serviço é para fazer exames e na maioria dos casos para comprovar doenças ou a gravidez.

De acordo com a enfermeira Juliana dos Santos Machado, coordenadora do Centro de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC), o número de gestantes adolescentes está aumentando mesmo com a abordagem feita nas escolas.

Essas jovens não gostam de participar de palestras ou procurar os pais e responsáveis para conversar sobre o assunto. É importante que as famílias ajudem as adolescentes a tomar as devidas precauções:


Juliana dos Santos Machado
gravidezadolescentesjuliana1

As meninas não acreditam que estão grávidas e são surpreendidas com o resultado do exame. O problema é que os bebês nascem quando as mães ainda não estão preparadas para cuidar deles:

Juliana dos Santos Machado
gravidezadolescentesjuliana2

Os números registrados pela Secretaria Municipal de Saúde durante o ano de 2017 mostram que 80 jovens, ou quase um terço do total de 275 gestantes de Pará de Minas, tinham menos de 19 anos.

Os números mostram uma grávida na faixa etária entre 10 e 14 anos e outras 79 com idades de 15 a 19 anos;

Com idade entre 20 e 24 anos foram 93 gestantes. Outras 57 grávidas tinham de 25 a 29 anos.

Entre 30 e 34 anos a secretaria registrou 28 gestantes. De 35 a 39 anos foram 12 e de 40 a 49 anos, cinco gestantes. Somando todas as faixas etárias, 275 gestantes foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde no ano de 2017.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!