Carro fumacê circula em Pará de Minas e técnico tenta acalmar o povo sobre o veneno espalhado no ar

fumace_carro_dengue
Com a oficialização da epidemia de Dengue em Pará de Minas, esta semana começou a ser utilizado no município o chamado Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado. Trata-se do popular fumacê, composto por uma bomba que espalha inseticida pelo ar e forma uma névoa.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Aplicado em dosagem correta, o veneno é capaz de eliminar os mosquitos adultos do Aedes aegypti. Em apenas três dias de trabalho o UBV Pesado passou pelos bairros São Francisco, Vila Ferreira, Providência, Recanto da Lagoa, Santa Edwiges, Santos Dumont, Dom Bosco, Grão-Pará e Padre Libério.

A expectativa é que o número de notificações de casos suspeitos de Dengue diminuam nos próximos dias. Para isso a população precisa continuar ajudando, abrindo as janelas dos imóveis quando o carro do fumacê estiver passando.

De acordo com Henrique Lopes Flores, assessor técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (Cispará), algumas pessoas poderão sentir alguma irritação leve, mas nada de grave.

Ele ressalta que os animais mais pesados que o mosquito não serão afetados pelo inseticida. Por isso não há motivos para a população ficar preocupada, pois o procedimento é seguro e dentro das normas:

henrflr_ubv

Henrique Lopes Flores
henrflr_ubv1

O UBV Pesado é utilizado após o registro de número altíssimo de notificações de Dengue no município. O registro é feito na Secretaria de Estado da Saúde, que libera o equipamento e o inseticida para o combate aos vetores:

Henrique Lopes Flores
henrflr_ubv2

Serão realizados quatro ciclos de aplicação da inseticida, inclusive sábado e domingo. A população também deve continuar eliminando os reservatórios de água parada, pois contribuem para a reprodução de novos mosquitos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!