Prefeitura ainda espera resposta do Estado para adiantar obras prometidas pela Vale em Pará de Minas

Há três anos o mundo inteiro ficou em choque com o rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão em Brumadinho. Especialmente os mineiros, que viram cidades, estradas e rios se transformarem em um verdadeiro mar de lama. Ao todo o crime ambiental matou 272 pessoas, sendo que sete joias ainda estão desaparecidas. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) continua a incansável busca pelos corpos destes trabalhadores da mineradora.

A Vale foi responsabilizada pelo crime e desde então tem feito acordos para compensar e reparar os danos causados.

Pará de Minas foi uma das cidades mais afetadas pelo rompimento da barragem, após os rejeitos contaminarem as águas do Paraopeba, de onde o município era abastecido, e ter que suspender imediatamente a captação de água.

Num rápido acordo feito pela prefeitura, que contou com a ajuda do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através da Promotoria de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas, a Vale foi obrigada a construir uma nova adutora, desta vez captando água no Rio Pará.

Com isto, o município não sofreu tanto os impactos e agora tem nas duas adutoras esperanças de um futuro melhor, afinal, cidade com recursos hídricos chama grandes empresas, como destacou o prefeito Elias Diniz (PSD):


Elias Diniz

eliasd2501221

Elias Diniz adiantou ainda algumas obras que devem ser executados com o acordo:

Elias Diniz
eliasd2501222

Como o Portal GRNEWS adiantou, o prefeito Elias Diniz (PSD) esteve em Belo Horizonte em reuniões com representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAG) tentando adiantar para o primeiro semestre de 2022, as obras prometidas pela Vale após acordo com o Governo de MG. Pará de Minas tem direito a R$ 83 milhões que serão investidos em melhorias em vários setores.

O Município ainda aguarda a resposta do Estado sobre o adiantamento das obras:

Elias Diniz
eliasd2501223

Elias Diniz espera que a resposta positiva da SEPLAG chegue ainda nesta semana.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!