Natal: a simplicidade do nascimento de Jesus Cristo retratada na tradição dos presépios

Para celebrar o nascimento de Jesus Cristo se tornou uma tradição entre os católicos a montagem dos presépios nas residências, igrejas, escolas, empresas, espaços públicos e outros. Trata-se de uma preparação para a celebração do Natal, que é comemorado em 25 de dezembro.


A maioria monta o presépio no dia seis de dezembro e só desmonta em seis de janeiro, dia dedicado pela tradição católica aos três reis magos que visitaram Jesus Cristo na estrebaria onde o Filho de Deus nasceu.


Para maior precisão das datas, a Igreja Católica ressalta que o cenário do presépio retrata o nascimento de Jesus Cristo e deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia seis de janeiro, data em que é celebrada a Solenidade da Epifania do Senhor.


O termo presépio vem do latim Praesaepe e significa estrebaria ou curral. A presença de Cristo em um estábulo demonstra a grandeza de Deus mesmo sendo representada pela fragilidade de uma humilde criança.


Padre Charley Marcelino Silva, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Pará de Minas, disse ao Portal GRNEWS que cenário do presépio deve seguir os preceitos que constam nas escrituras bíblicas:


Charley Marcelino Silva
padrecharleypresepio1


Padre Charley Marcelino Silva acrescenta que com a proximidade do Natal, alguns sinais nos conduzem para a espiritualidade natalina e um deles é o presépio:

Charley Marcelino Silva
padrecharleypresepio2


O presépio foi criado por São Francisco de Assis, no ano de 1223. Ele montou o primeiro em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar o legado de Jesus Cristo.


No Brasil o presépio foi apresentado pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta. A tradição religiosa continua até os dias atuais, mas com algumas alterações.

Charley Marcelino Silva
padrecharleypresepio3


Cada figura do presépio tem sua importância: os animais, pastores, o anjo, a estrela, Reis Magos, ouro, incenso e mirra, São José, Santa Maria e o menino Jesus.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!