Veterinário dá dicas sobre o transporte correto de animais durante as viagens
As férias escolares e as comemorações de Natal e Ano Novo estão chegando e milhares de pessoas viajam para curtir o período de folga. Os preparativos incluem diversos detalhes importantes para evitar problemas.
Um deles envolve os proprietários de cães. Os animais devem ser transportados em veículos com os devidos cuidados para que não ocorram acidentes, além de penalizações em blitz de trânsito.
Os bichinhos podem ser levados em caixas de transporte adequadas e no tamanho ideal para o tamanho deles. Em alguns casos, as raças de maior porte devem ser utilizar os cintos de segurança adequados.
Vale ressaltar que os cães não podem circular nos carros com a cabeça pra fora. Essa infração pode resultar em multa de R$195,00 e perda de cinco pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O médico veterinário Idael Santa Rosa explica que o dono do animal deve levar em consideração o local da viagem. Alguns estabelecimentos não aceitam a presença de cães e nesta situação a melhor opção é deixá-los em casa sob a supervisão de alguma pessoa:
Idael Santa Rosa
idael_santa_rosa_transporte1
Caso decida levar o animal para o hotel, é preciso tomar os devidos cuidados porque ele não pode viajar solto dentro do carro. O cão nesta situação é comparado a uma pessoa sem o cinto de segurança:
Idael Santa Rosa
idael_santa_rosa_transporte2
Os cães que ficarem em casa devem ser supervisionados por um responsável. Não é recomendado encher os vasilhames de ração e água e deixar o animal sozinho porque podem acontecer alguns problemas sérios:
Idael Santa Rosa
idael_santa_rosa_transporte3
As vasilhas de água podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti e por isso é de suma importância higienizá-las para que as larvas não se transforme em mosquitos e proliferem a Dengue, Febre Chikungunya e Zika.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.