PEC da Blindagem é “vergonha nacional”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a chamada PEC da Blindagem foi uma “vergonha nacional” e que teve o “destino que mereceu” ao ser arquivada. A proposta, que permitia que parlamentares só fossem processados com autorização da Câmara ou do Senado, foi arquivada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, após ter sido rejeitada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Em entrevista coletiva em Nova York, Lula disse que a proposição foi um “equívoco histórico” e “desnecessária”, pois enviou um “sinal péssimo para a sociedade brasileira”. A PEC, que também ampliava o foro privilegiado para presidentes de partidos, causou uma onda de insatisfação popular e foi alvo de manifestações em diversas cidades do país.

O fim da proposta
Lula reforçou que a única forma de uma pessoa se proteger é “não fazer coisas erradas”. “Você não pode querer uma proteção que a sociedade não tem. Porque você quer essa proteção? Você está com medo do quê?”, questionou. Ele concluiu que o texto mereceu desaparecer.

A PEC havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, mas o presidente do Senado, com o apoio do regimento interno, determinou o seu arquivamento definitivo, sem a necessidade de votação no plenário. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!