Dia dos Pais: 79% pretendem comprar presente em lojas online e destes, 94,7% receberão o pedido em casa

Os consumidores optam cada vez mais por comprar pela internet. Esta tendência vinha se consolidando aos poucos e ganhou grande impulso com a pandemia do novo coronavírus. Sem poder sair de casa na quarentena, muitos descobriram que é melhor fazer as compras sem sair de casa, conforme já publicado pelo Portal GRNEWS.

Em datas celebradas durante a pandemia como o Dia das Mães e Dia dos Namorados as compras feitas através do comércio eletrônico cresceram muito. Sem falar, no delivery de comida que já caiu no gosto dos brasileiros.

Em Pará de Minas a tendência é a mesma. Muitos estão optando por comprar pela internet devido a comodidade e na maioria das vezes também são atraídos pelas promoções feitas pelas lojas online.

No ritmo que as compras pela internet aumentam, também são intensificados estudos sobre esse mercado em expansão. Pesquisa recente feita pelo Méliuz aponta que 69% das pessoas pretendem presentear os pais neste ano, mesmo com os impactos gerados pela pandemia do Covid-19.

Os dados mostram ainda que para 53% dos respondentes, a pandemia afetou a decisão a respeito da compra do presente de Dia dos Pais – destes, 65% considera o impacto pequeno e 35% acham que a pandemia impactou muito na decisão.

Dentre os que vão presentear na data, a maior parte (36%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100. A média de valor que será investido não foi diferente do resultado da pesquisa realizada em 2019, com exceção da porcentagem de pessoas que buscam comprar presentes mais baratos (até R$ 50) – apesar das consequências da pandemia, menos pessoas pretendem gastar pouco (7,7% em 2020 vs. 14,8% em 2019).

Mais da metade das pessoas que pretendem presentear (51%) devem optar por comprar roupas para os pais. A categoria Acessórios e Calçados ficou em segundo lugar (28%) nas escolhas, seguido de itens Eletrônicos e de Informática (25,1%), Perfumes e Cosméticos (22,18%) e Celulares (15,9%).

Compras online durante a pandemia
Entre as pessoas que responderam a pesquisa, 79% pretendem fazer a compra do presente, exclusivamente, em lojas online – sendo que destes, 94,7% vão receber o pedido em casa e apenas 5,3% devem retirá-lo em uma loja física. Já os demais, apenas 11,7% devem comprar o presente em lojas físicas e/ou online e 8,4% vão optar por fazer compras apenas em lojas físicas.

“Fazer tudo online e prestando bem atenção, você compra produtos de qualidade, acertar no tamanho, traz comodidade, sem contar o crédito e o parcelamento. Economia de tempo e crédito certo, dentro dos seus limites e segurança!”, afirmou Vilaci Oliveira Rabelo, um dos entrevistados na pesquisa.

Apesar do impacto que a pandemia do novo coronavírus teve no comportamento de consumo do brasileiro, 52,7% dos respondentes afirmaram que as consequências não afetaram a escolha de onde comprar o presente do dia dos pais – desses, 83% vão comprar (e já comprariam) exclusivamente em lojas online.

Porém, para 47,3% dos entrevistados, a pandemia mudou sim a maneira de comprar o presente – 74% destes vão comprar exclusivamente online, mas preferiam ir às compras exclusivamente em lojas físicas ou dividir as compras entre lojas físicas e online.

Vendas crescem no Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma data que vem ganhando força e se firmando como uma das mais relevantes no número de vendas para o e-commerce. De acordo com levantamento da Ebit | Nielsen, em 2019 foram 6 milhões de pedidos, com um faturamento de R$ 2,5 bilhões, superando Dia das Mães e Dia dos Namorados.

O cashback, neste caso, é um grande aliado na hora de atrair clientes e se destacar no varejo online, pois os clientes podem receber parte do valor das compras de volta. “Os consumidores buscam o máximo de recompensas, quando realizam compras, por isso, os programas de fidelidade, principalmente os de cashback, passaram a ser mais valorizados”, afirma Israel Salmen, CEO e fundador do Méliuz.

As limitações de acesso às lojas físicas, além do crescimento de consumo na data, podem ser uma grande oportunidade para a fidelização do cliente no e-commerce, tanto com o cashback quanto com cupons de desconto. Nesse contexto, oferecer uma boa experiência, desde o momento da compra até a entrega e pós venda, são fundamentais para manter o cliente fidelizado.

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