Nutricionista dá dicas de prevenção ao diabetes e para quem é portador da doença ter uma vida normal

A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio como fonte de energia e é obtido através dos alimentos que consumimos. E quando o corpo não produz essa insulina ou não consegue empregar adequadamente o que produz vem a diabetes.

O Brasil é o quarto país no mundo com maior número de diabéticos. São 12,5 milhões de brasileiros afetados e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) este número só cresce com o passar dos anos. Em 1980 eram 108 milhões e em 2014, 422 milhões de pessoas têm a doença. No Brasil, entre 2006 e 2016, os casos de diabetes cresceram 61,8% no Brasil.

Há três tipos principais de diabetes e alguns fatores são de risco, como a obesidade, hipertensão, falta de atividade física regular, níveis altos de colesterol e triglicérides e estresse emocional.

Nesta quarta-feira, 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes e a reportagem do Portal GRNEWS conversou com a nutricionista Roberta Zaia Mantovany esta doença. Ela começa explicando os tipos de diabetes existentes:

Roberta Zaia Mantovany
robertazaiadiabetes1

A diabetes é também uma doença genética, mas os hábitos alimentares são decisivos para o aparecimento do problema. A prevenção é a melhor forma e Roberta Zaia dá dicas infalíveis:

Roberta Zaia Mantovany
robertazaiadiabetes2

O açúcar é o principal vilão e ele está presente também nas massas, por isso cuidado redobrado com os carboidratos.

Além disso, é preciso estar atento ao peso e outras doenças, como colesterol e hipertensão. Tudo isso facilita o surgimento do diabetes:

Roberta Zaia Mantovany
robertazaiadiabetes3

Muita gente tem dúvidas quanto aos produtos light e diet. Para o diabético, o indicado é o diet, mas é imprescindível que o rótulo seja lido e analisado com produtos do mesmo tipo:

Roberta Zaia Mantovany
robertazaiadiabetes4

Roberta Zaia Mantovany se mudou para Pará de Minas recentemente. Ela veio do Rio de Janeiro e se assustou quando foi fazer compras na cidade. A nutricionista viu uma grande diferença no preços dos produtos daqui em relação ao Rio. E deixa uma dica aos paraminenses: é melhor comer saudável que tomar remédios mais tarde:

Roberta Zaia Mantovany
robertazaiadiabetes5

Entre os principais sintomas do diabetes estão o aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, infecções fúngicas na pele e nas unhas, feridas que demoram a cicatrizar e distúrbios cardíacos e renais. Caso tenha algum destes sintomas, a indicação e procurar um médico o mais rápido possível pois quando mais cedo a doença for diagnosticada, mais rápido o tratamento fará efeito e o diabético poderá ter uma vida normal.

A nutricionista Roberta Zaia Mantovany atende na Clinmed Medicina Especializada, localizada na Avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas.

Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar, Copasa Saúde e atende usuários dos convênios Unimed e Amil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!