Procon Municipal dá dicas de como evitar problemas com as compras de Natal e Ano Novo
Ao final do ano milhões de pessoas aproveitam a época do Natal e Ano Novo para adquirir produtos e serviços com preços mais baratos. Também surge a oportunidade de presentar um parente ou amigo.
As ofertas tentadoras são divulgadas nas vitrines dos estabelecimentos comerciais e também na internet. O comércio eletrônico vem crescendo muito no Brasil durante os últimos anos e essa é uma tendência mundial.
Os preços são mais baixos e o cliente encontra o que precisa com apenas alguns cliques, no conforto de casa. A tecnologia trouxe muitas facilidades para a vida moderna e ao mesmo tempo alguns desafios.
É preciso tomar alguns cuidados para não cair em golpes de criminosos que aproveitam da situação. Os compradores devem evitar negócios com empresas suspeitas e desconfiar de propagandas muito tentadoras, especialmente em redes sociais.
Bruno Soares de Souza, coordenador do Procon Municipal, frisa a importância dos consumidores evitarem compras por impulso. Também é importante verificar o prazo de entrega, se existe algum defeito de fábrica e assistência técnica, além de registrar as negociações com a empresa:
Bruno Soares de Souza
bruno_soares_comprasnatal1
No caso das compras por meio da internet acontecem alguns calotes por parte de lojas. É indispensável observar se a empresa tem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) endereço físico e telefone de contato:
Bruno Soares de Souza
bruno_soares_comprasnatal2
O consumidor tem um prazo de até 7 dias para desistir de uma compra online. Já as compras em lojas físicas dependem da política do estabelecimento. Quando o produto tenha alguma avaria é preciso acionar a assistência técnica:
Bruno Soares de Souza
bruno_soares_comprasnatal3
Sempre é importante destacar a necessidade de todos os consumidores exigirem notas fiscais dos produtos ou serviços e arquivar negociações através de e-mails e conversas em aplicativos de mensagens.
Todas essas provas documentais são indispensáveis para que o Procon possa atuar nos casos em favor do consumidor. Todos os cuidados devem ser tomados para evitar prejuízos e muitas dores de cabeça.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.