Pará de Minas promove Dia D de Combate a Dengue com peças teatrais, panfletagem e participação de estudantes

Divulgação

Neste sábado, 24 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará mais um Dia D de combate a dengue em Pará de Minas. Várias ações acontecerão em diferentes regiões da cidade a partir das 8h.

A população receberá informações importantes sobre o serviço de combate aos reservatórios de água que causam a proliferação do mosquito Aedes agypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika.

A situação é preocupante durante o fim de ano porque o clima de sol forte com intervalo de chuvas é propício para o inseto. A atenção deve ser redobrada por parte de todos os agentes de combate a endemias.

Os proprietários de residências e empresas são os responsáveis em manter os imóveis limpos e eliminar todos os reservatórios de água parada. Os infratores podem até ser penalizados com a aplicação de multas.

O último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) feito em Pará de Minas foi de 2,5%. O Ministério da Saúde coloca como ideal um índice menor que 0,9%, o que configura baixo risco.

Os reservatórios de água dentro das casas foram os mais variados. Vasilhas utilizadas para alimentar cães, ralinhos de áreas externas e de banheiros e vasos de plantas. Em apenas um imóvel foram encontrados 11 focos.

O município sofreu um aumento e está em uma situação de médio risco de epidemia de dengue. Todos os paraminenses estão sendo convocados para ajudar o poder público nessa guerra contra a doença.

Os moradores precisam tirar tempo toda semana para verificar calhas dos telhados, vasos de plantas, ralinhos, caixas d’água, entre outros. Até reservatórios de geladeiras já apresentaram larvas do mosquito.

Desta vez foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e alguns estudantes estarão participando das atividades de conscientização, com apresentações teatrais e panfletagem em praça pública.

As atividades serão promovidas na Praça da Bíblia no Bairro Recanto da Lagoa; praça do Bairro Prefeito Walter Martins Ferreira; Praça de São Pedro no Bairro São Pedro; Praça Ovídeo Bueno Francisco no Bairro São Cristóvão e na Praça Torquato de Almeida no Centro de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!