SAMU já recebeu mais de 120 mil chamados em 2017 e 28% das ligações são trotes
Desde que foi inaugurada em Divinópolis, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu 125 mil ligações, chegando a uma média de 650 por dia.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A assistência está disponível a 54 municípios da região. Em Pará de Minas os atendimentos começaram no dia 7 de junho e uma ambulância foi disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde.
Agora são duas unidades que estão atendendo as chamadas. Na Central de Regulação sediada em Divinópolis foram registrados até o momento 20.161 atendimentos. Esses números incluem o deslocamento de ambulâncias e orientação via telefone.
Infelizmente também foram constatados 28% de trotes. São adultos e crianças que contam histórias por telefone e simulam uma emergência para os socorristas. Um crime que custa caro para toda a sociedade.
De acordo com Dárcio Abud Lemos, gerente de Logística e Patrimônio do SAMU Oeste, a população precisa ajudar a realizar um trabalho de conscientização quanto aos trotes.
Destacou o bom serviço prestado pelos médicos plantonistas que orientam as pessoas por telefone a como procederem em determinados casos. Além de atender a demanda, gera uma grande economia para a saúde pública:
Dárcio Abud Lemos
darcio_abud_samu
Atualmente o município de Pará de Minas tem 91.160 habitantes e investe mensalmente R$ 36.466,00 para contar com os serviços do SAMU, o que representa proporcionalmente um custo aproximado de R$ 0,40 para cada cidadão paraminense.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.