Uso indiscriminado de antibióticos pode prejudicar a saúde, alerta farmacêutico

Desde que foram descobertos, os antibióticos transformaram a saúde da humanidade salvando milhões de vidas e aliviando muitos dores. Porém, com o passar do tempo, tomar o antibiótico virou rotina pra muita gente que nem vai ao médico e se automedica.

Para tentar ao menos controlar a situação, há alguns anos foi proibida a venda de antibióticos sem receita médica. Agora é preciso ir ao médico para poder comprar o medicamento.

Fato é que nem toda infecção precisa deste medicamento específico e sem saber as pessoas acabam tomando o resto do remédio receitado anteriormente ou até mesmo indicando para outra pessoa, porque deu certo pra ela.

Todos os meses de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedica uma semana inteira à conscientização do uso consciente do antibiótico. É que este uso indiscriminado pode fazer com que as bactérias se tornem resistentes, e a preocupação das autoridades é que esta resistência se torne, nos próximos anos, a quinta ameaça à saúde global.

O farmacêutico e proprietário de Droga Rede 24 Horas em Pará de Minas, Paulo Roberto Braga de Oliveira, disse ao Portal GRNEWS que o tratamento deve ser seguido à risca pelo paciente, usando o antibiótico como prescrito pelo profissional:


Paulo Roberto Braga de Oliveira
pauloroberanti1

Nos casos de dor ou febre, o farmacêutico orienta o paciente que procure um médico e não tome por conta própria o medicamento. É que o remédio acaba com o sintoma e pode ajudar a mascarar o verdadeiro problema e causa das dores:

Paulo Roberto Braga de Oliveira
pauloroberanti2

Ainda segundo a OMS, em alguns países mais de 40% das infecções registradas são causadas por bactérias resistentes a antibióticos. A Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos também faz um alerta aos médicos, para que evitem a prescrição, especialmente de pacientes que acreditam saber qual a doença e como trata-la. Não usar com frequência estes medicamentos, traz benefícios a curto e longo prazos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!