Volume de água em Pará de Minas é satisfatório e adutora do Rio Pará deve ser entregue em novembro

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Uma grande expectativa ronda os paraminenses para a entrega da nova adutora do Rio Pará. É que a população ainda é assombrada pelo racionamento de água, vivido com intensidade entre 2013 e 2014. Eram dias e em alguns pontos, semanas, sem receber uma gota d’água pelas torneiras.

Em 2015 a situação foi resolvida quando a Águas de Pará de Minas venceu a licitação publicada pela Prefeitura e assim que iniciou os trabalhos na cidade começou a construir uma adutora que capta água no Rio Paraopeba levando até a Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Nossa Senhora das Graças.

Enfim o pesadelo da falta d’agua havia ido embora. Mas voltou a assombrar em janeiro de 2019 quando a água do Paraopeba se tornou imprópria para consumo após rompimento da barragem de Brumadinho.

Desde então muita gente tem medo de viver novamente aqueles momentos. Após semanas de sol forte, choveu em Pará de Minas na segunda (21) e terça-feira, 22 de setembro, o que amenizou o calorão e ainda ajudou a aumentar o nível da água nos ribeirões e córregos que abastecem a cidade.

O superintendente da Águas de Pará de Minas Rodrigo Assad Macool disse ao Portal GRNEWS que dois mananciais ainda estão em níveis satisfatórios no município, mesmo em meio à seca dos últimos meses. Apenas em alguns momentos do dia, há captação em outros pontos.

A chuva deste início de semana também ajudou a manter a boa situação hídrica, como conta Rodrigo Macool:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoamsithid1

Recentemente o prefeito Elias Diniz (PSD) se mostrou preocupado em relação à entrega da adutora do rio Pará e pediu uso consciente da água por toda população.

O superintendente Rodrigo Assad Macool adiantou como está a fase de testes da adutora, que já está pronta, e a expectativa é que seja entregue até início de novembro ao Município que passará a operação para a concessionária de água.

Explicou ainda que após a entrega, a mineradora ainda auxiliará por 60 dias na operação, para efetivar a captação de água no Rio Pará:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoamsithid2

Recentemente a assessoria de comunicação da mineradora Vale informou ao Portal GRNEWS que esta fase de testes já era prevista e tudo tem ido conforme o esperado. Em pouco mais de um mês a obra deve ser entregue ao município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!