PROCON orienta consumidores a respeito das ligações de telemarketing; bloqueio pode ser feito em dois locais
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Em julho do ano passado foi lançado o site Não Me Perturbe. Uma forma encontrada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ajudar os consumidores brasileiros. Com isso um cadastro é realizado pela Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo que devem bloquear os números indesejados após a determinação.
Além disso, também em julho de 2019, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) passou a gerenciar a “Lista Antimarketing”, onde os consumidores também podem escolher não mais receber este tipo de ligação.
É que infelizmente muitas empresas não seguem as regras e ligam até mesmo tarde da noite oferecendo empréstimos e outros serviços, especialmente para os aposentados. Muitos reclamam que são dezenas de ligações no mesmo dia pela mesma empresa, e mesmo dizendo não, eles continuam ligando.
E mesmo com todas as recomendações, as empresas ainda continuam ligando e irritando os consumidores. Ao Portal GRNEWS, o coordenador do PROCON de Pará de Minas Bruno Soares de Souza explica quais medidas devem ser tomadas para que estas ligações de telemarketing acabem de vez:
Bruno Soares de Souza
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O Código de Defesa do Consumidor também cita o telemarketing, caso as ligações sejam abusivas e incomodem. Neste caso é preciso procurar o PROCON e a empresa pode até ser multada:
Bruno Soares de Souza
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Mesmo em meio à pandemia, o PROCON retomou os atendimentos presenciais e alguns casos é necessário comparecer no órgão para apresentar os documentos e enfim ter o problema solucionado:
Bruno Soares de Souza
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Os cadastros podem ser feitos no Não Me Perturbe e também no Procon Bloqueio.
Ou se preferir o consumidor pode procurar diretamente o PROCON nos telefones (37) 99823-0169, 3231-9292 e 3231-9226 e também presencialmente, na Rua Alferes Esteves, 95, Centro de Pará de Minas.
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